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Mariana e os sócios Vinicius Martins e Jacqueline Chomatas contaram com a ajuda do HUB para alavancar seu empreendimento |
Mariana e os sócios Vinicius Martins e Jacqueline Chomatas contaram com a ajuda do HUB para alavancar seu empreendimento| Foto:

Ideia colocada à prova

Em uma iniciativa promovida neste ano pelo HUB Curitiba, durante a Feira do Empreendedor do Sebrae, Yara Lúcia de Menezes Garcia, 24 anos, teve a oportunidade de apresentar a sua ideia de negócio para uma banca de experts. Ela foi selecionada para participar do Start-Up Lab, em que especialistas e empresários sugerem melhorias e contatos para possíveis parcerias. A partir do evento, ela foi indicada para participar do Desafio C2i de Empreendimentos Inovadores.

"Os três primeiros colocados na etapa regional do desafio, no Paraná, ganham R$ 25 mil para investir no negócio e R$ 100 mil em consultoria", explica ela, que se formou em Marketing no ano passado.

A proposta de Yara é montar um novo modelo de salão de beleza, uma espécie de serviço delivery. As clientes se cadastram e fazem o pagamento por um site. O atendimento é realizado no local onde preferirem, que pode ser no trabalho ou em casa, por exemplo. "A importância maior do HUB foi abrir essas novas oportunidades. Ganhei tanta confiança que pedi demissão do meu emprego para me dedicar apenas a esse projeto", afirma.

Foi depois de uma palestra promovida neste ano pelo HUB Curitiba que a estudante de Direito Mariana Halfen, 23 anos, decidiu "assumir o poder" e abrir a própria empresa. "Seis empreendedores apresentaram os seus cases. Um dos convidados era um menino de 17 anos que já tem uma produtora de vídeos. Fiquei muito impressionada, não só com o caso dele, mas com o de pessoas que começaram do nada e hoje são referência", conta. A semente estava plantada. Junto com mais três colegas universitários, Mariana encontrou uma ideia de negócio que podia dar certo. O empreendimento está em fase de planejamento e os quatro pretendem utilizar outros serviços oferecidos pelo HUB para lançá-lo e consolidá-lo no mercado.

Presente em 27 cidades do mundo, o HUB busca inspirar empreendedores para que coloquem em prática negócios direcionados à construção de um mundo melhor. Ele é uma rede global formada por profissionais de várias áreas e surgiu em 2005 da iniciativa de amigos que tinham projetos próprios, mas perceberam que se dividissem o mesmo ambiente acabariam trocando ideias e enriquecendo o trabalho.

"O HUB reúne empreendedores inovadores e oferece salas de reuniões e espaço para eventos, além de serviços para auxiliar no desenvolvimento do negócio, principalmente a partir da conexão a uma rede de profissionais", explica Renata Pinheiro de Aquino, 27 anos, uma das responsáveis por trazer o HUB para Curitiba.

É possível utilizar alguns serviços de forma eventual ou tornar-se um associado. Os associados compram planos (que podem ser por horas ou tempo ilimitado), ganham descontos nos eventos e integram uma rede de troca de informações. "É uma rede de negócios e de talentos. Se você precisa de um designer, eles podem indicar alguém", exemplifica Mariana. Ela conta que a sua empresa oferecerá experiências de imersão cultural e trabalho voluntário para estrangeiros no Brasil. Mariana e os amigos ainda não sabem se abrirão um escritório próprio, se trabalharão no próprio HUB ou se utilizarão o espaço coletivo apenas para reuniões e recepção aos clientes. "Para um negócio pequeno, às vezes é difícil manter um escritório próprio com toda essa estrutura", explica.

Curitiba

Em Curitiba o HUB surgiu em abril do ano passado, e os idealizadores da iniciativa estão em busca de um espaço físico. Segundo Renata, é possível participar de oficinas e palestras e utilizar a rede de contatos para melhorar e modificar negócios. "Há pessoas que trabalham no HUB para facilitar essas conexões. Eles conhecem todas as pessoas associadas e apresentam para profissionais que acham que poderiam ajudar. A partir daí surgem novas parcerias, projetos, ou o profissional encontra alguém para vender seus serviços", afirma. Ela ressalta que, além de gerar lucro, os empreendimentos devem trazer benefícios sociais, culturais ou políticos.

Serviço:Quer saber mais sobre o HUB ou entrar em contato? Acesse o hubcuritiba.wordpress.com

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