• Carregando...
Assef Said tem mestrado em  gestão ambiental: “Meu trabalho é mais em escritório, mas também vou a campo quando há necessidade.” | Priscila Forone/ Gazeta do Povo
Assef Said tem mestrado em gestão ambiental: “Meu trabalho é mais em escritório, mas também vou a campo quando há necessidade.”| Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo
  • Confira o que é verdade e o que é mito na profissão

Já faz algum tempo que as carreiras relacionadas ao meio ambiente, as chamadas profissões verdes, estão em alta no mercado. Isso porque a questão ambiental continua a preocupar. Um dos grandes desafios mundiais é tentar encontrar formas de continuar crescendo economicamente sem destruir o planeta. E isso pede um profissional cada vez mais capacitado. Foi seguindo essa linha de pensamento que a Universidade Federal do paraná (UFPR) criou o curso de Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental.

A nova graduação – pioneira no país – começa a funcionar no próximo ano no campus Palotina, no Oeste do estado. Segundo o diretor do campus, Vinicius Barcellos, o curso tem sua base em Ciências Biológicas e em disciplinas de Gestão Ambiental. "Achamos im­­portante que o aluno entenda com profundidade os problemas am­­bientais para buscar as melhores soluções administrativas".

O diretor também explica que uma das ideias é adiantar a formação dos alunos, para que não faltem subsídios quando evoluírem na carreira. "Após trabalhar algum tempo em uma determinada área, é comum que as pessoas sejam promovidas para cargos de chefia. Nesse momento, elas percebem que precisam de outras habilidades que não desenvolveram na gradua­ção. Queremos preparar esse estudante desde já", conta Barcellos. Resumindo, pretende-se formar um biólogo que tenha capacidade para assumir cargos de gestão.

Dia a dia

Mas o que faz, na prática, um gestor ambiental? Assef Said, 45 anos, é economista, fez mestrado profissional em Gestão Ambiental e hoje é presidente do Instituto Tecno­lógico e Ambiental do Paraná (Itapar), uma organização sem fins lucrativos que atua na área. Ele conta que se dedica à elaboração e gestão de projetos ambientais e presta consultorias, com ênfase na sustentabilidade. "Fico mais no escritório, mas também vou a campo quando há necessidade. Tra­balho com uma equipe multidisciplinar, que tem desde engenheiros florestais até bioquímicos, para fazer as análises necessárias", conta.

Como exemplos, de projetos Said cita um que está desenvolvendo para o litoral paranaense. Ele visa a preservar a orla marítima e envolve questões que vão da conscientização dos veranistas até o descarte correto do lixo. Uma outra atuação comum é na elaboração de estudos de impacto ambiental, necessários para obras de médio e grande porte.

FICHA TÉCNICA

Características do curso e do mercado de trabalho:

Onde estudar

No Brasil, não há nenhum curso com a formação mista proposta pela UFPR. Segundo o MEC, há 22 graduações em Gestão Ambiental e 46 de Ciências Biológicas.

Duração do Curso

5 anos

Mensalidade

O curso é gratuito

Outros custos

Não se exigem grandes gastos, apenas pequenas despesas com materiais de rotina, de escritório e de laboratório.

Mercado

A procura por profissionais da área ambiental é grande. O gestor ambiental pode atuar em empresas que necessitem gerenciamento de projeto ambiental, como indústrias, ou precisem de licenças ambientais, como construtoras. Pode também trabalhar em ONGs e empresas que atuem diretamente com o meio ambiente.

Salários

A categoria não têm piso salarial definido, nem há uma média segura. De acordo com Barcellos, o salário pode variar de três salários mínimos a valores muito altos, conforme a função desempenhada. Segundo Said, um profissional pós-graduado em gestão ambiental tem salário inicial em torno de R$ 4,5 mil.

Algumas disciplinas

Química geral, Zoologia, Botânica, Certificação Ambiental e Elaboração e análise de projetos.Química geral, Zoologia, Botânica, Certificação Ambiental e Elaboração e análise de projetos.

Vagas

A Federal oferta 80 vagas. As aulas são em período integral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]