• Carregando...
 | Felipe Lima / Gazeta do Povo
| Foto: Felipe Lima / Gazeta do Povo

Nada disso

Confira na lista algumas das piores coisas que podem ocorrer nas entrevistas de emprego – e evite cada uma delas:

Atender o celular, atualizar redes sociais ou responder mensagens durante a entrevista.

Ter postura desinteressada ou mostrar que se considera "bom demais" para a vaga.

Falar mal do antigo emprego, dos antigos colegas ou do ex-chefe.

Reclamar da falta de dinheiro, do desemprego ou dizer que precisa da vaga para poder sanar suas dificuldades financeiras.

Perguntar por informações básicas como qual é o cargo que está para ser preenchido, de que área é a empresa ou qualquer outra dúvida que demonstre que você não fez sua pesquisa prévia sobre a vaga.

Vestir-se de forma muito diferente da que é esperada para a área de atuação da empresa.

Inventar e mentir são atitudes que invalidam sua credibilidade. Muitos entrevistadores são treinados para detectar mentiras.

Mascar chicletes, comer ou beber qualquer coisa que tenha trazido para a entrevista deve ser evitado a todo custo durante a conversa.

Ir ao encontro do entrevistador sem ter escovado os dentes ou sem ao menos ter dado uma conferida no espelho, jamais.

Mostrar grandes dúvidas e frustrações. Este não é o momento de desabafar. Não deixe uma imagem de insegurança transparecer.

Fontes: Bernt Entschev, Liliane Lau, e Gislene Isquierdo.

Chegue bem e equilibre o tempo

Cuidado com a primeira impressão que deixa quando entra na sala reunião, atentando para diversos aspectos, como o gestual, a roupa e o olhar. Equilibre o tempo como uma conversa. Geralmente, o entrevistado gasta 70% do tempo falando dele; 30% são do entrevistador. Uma boa dica é quebrar o gelo logo de cara. "Sempre quando se entra em entrevista há uma espécie de temor ou receio, então, é bom quebrar essa inércia inicial. Alguns sugerem piadinha, futebol, falam sobre o tempo. Mas melhor que isso é dizer: ‘Olá, muito prazer. Vim para conversamos sobre essa possibilidade de emprego’", recomenda o consultor de carreira Bernt Entschev.

Prepare-se

É esperado que o candidato se apresente — antes, faça testes na frente do espelho. Procure se apresentar em dois minutos, com um resumo daquilo que é significativo. Depois que fizer isso, se coloque aberto às perguntas. Se prepare para responder perguntas sobre o que pretende estar fazendo em alguns anos e se tem defeitos. Busque listar coisas que gostaria de fazer e alguns desafios que pretende encarar e, para a segunda questão, não coloque como defeitos, mas como pontos de melhoria. "Afinal, todos nós podemos melhorar. E, em alguns casos, umas competências mais que em outras. O importante é ser autêntico e verdadeiro", explica Gislene Isquierdo, da Sociedade Brasileira de Coaching.

Consulte, e agradeça depois

Infelizmente, grande parte das empresas não respondem ao candidato como ele se saiu na entrevista. São muitos os currículos e entrevistas e isso pode ser um dos motivos. Mas, se em duas semanas não receber ligação de retorno, ligue de volta ou mande e-mail.

Demonstre responsabilidade

"Quanto mais informação em uma roupa, mais informal ela é", lembra a consultora de imagem Liliane Lau. Procure se informar a respeito do dress code da empresa e não fuja disso nesse primeiro momento. Escolha cores mais neutras e discretas. Devem prestar atenção no que você tem a dizer e não no que veste. "Depois que estiver dentro da empresa, o funcionário avalia o ambiente para ir medindo e inserindo mais personalidade nas suas roupas", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]