
O profissional formado em Gestão da Informação (GI) coleta, seleciona, analisa, organiza, armazena e divulga informações dentro de organizações, tanto públicas quanto privadas. O curso mistura disciplinas de três grandes áreas: Ciência da Informação. Administração e Informática. "Dentro de Ciência da Informação, estudamos conteúdos como indexação e fluxos de informação. Da Administração temos Marketing e da Informática, conteúdos como programação, banco de dados e rede de computadores", afirma a professora Denise Fukumi Tsunoda, coordenadora do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).Segundo ela, o vestibulando interessado em cursar GI precisa gostar, ao mesmo tempo, de lidar com números e escrever. "Algumas disciplinas, como Biologia e Química, não são essenciais para o nosso curso. Mas o aluno tem de se dar bem com cálculos e produção de textos, disciplina ministrada na graduação por professores da área de linguística", afirma.
As oportunidades de emprego normalmente estão nas grandes empresas, onde o profissional pode criar e atualizar bancos de dados ou digitalizar arquivos, entre outras atividades. Formada em 2008 pela UFPR, Suelen Cristina Mira Rosa, 23 anos, trabalha na biblioteca da unidade Boqueirão do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em Curitiba. "Nós trabalhamos com um sistema que precisa ser alimentado com informações relativas aos livros e periódicos da biblioteca, para que os usuários possam fazer consultas dos materiais pelo site. Faço a indexação de informações relativas à biblioteca e atualizo as informações no site do Senai. Também atuo no apoio a eventos técnicos e faço o atendimento de alunos e funcionários", explica.
Também é de responsabilidade do profissional de GI o levantamento de informações estratégicas para o desenvolvimento dos negócios de uma empresa. Outra opção é prestar consultoria para companhias privadas ou órgãos públicos, apontando falhas na divulgação de dados e implantando novos sistemas de transmissão de informações.



