• Carregando...
O químico ambiental Marco Antônio Kresko Xavier participou nas escavações de uma sinagoga do século I em Israel | Arquivo pessoal
O químico ambiental Marco Antônio Kresko Xavier participou nas escavações de uma sinagoga do século I em Israel| Foto: Arquivo pessoal

Em busca de fluência

Quem já faz inglês há algum tempo, mas sente falta de imersão na língua, tem a chance de passar pela experiência, ficando um mês no exterior. A agência Central de Intercâmbios, por exemplo, está com pacotes abertos para jovens e adolescentes interessados em participar de atividades no Canadá e no Alasca, de 8 de janeiro a 2 de fevereiro, ou na Inglaterra, com a mesma data de partida e retorno em 28 de janeiro. Preços e mais informações no site www.ci.com.br.

Aliviando o estresse com a natureza

Entrar em contato com a natureza pode ser uma válvula de escape para quem chegou no limite do estresse no fim do ano letivo. O Paraná está repleto de roteiros possíveis, como a tradicional descida de trem a Morretes. A agência de ecoturismo Gondwana organiza passeios pelo trajeto para grupos de até 15 pessoas e estende a viagem até a Ilha do Mel. Os mais aventureiros ainda podem encarar uma expedição pelo trecho de Mata Atlântica que corta os municípios de Guaraqueçaba e Antonina e o distrito de Tagaçaba. Outros trajetos podem ser conferidos no site www.gondwanabrasil.com.br.

É claro que as férias não são um momento de ler livros para monografia, escrever resenhas ou fazer trabalhos acadêmicos, mas é possível aproveitar os meses sem aula para adquirir conhecimentos úteis em atividades bastante prazerosas. Viagens, passeios e eventos relacionados a diversas áreas são oportunidades abertas para quem ainda não definiu o que fazer durante o restante de dezembro e o mês de janeiro.

Todos os anos, agências de viagem e de intercâmbio montam pacotes de curta duração pensando nos estudantes que não tiveram tempo de se planejar, mas fazem questão de dar uma fugida da cidade durante o recesso. Para quem curte aventuras e não quer gastar muito, os programas de ecoturismo nas proximidades de Curitiba são um chamativo e tanto. Já aqueles que mal conhecem a cidade onde estudam podem se redimir e fazer um tour por museus, teatros e parques, sem tirar os pés da capital.

Fora do comum

Até mesmo quem deseja passar por experiências pouco convencionais no exterior, como escavações no Oriente Médio ou trabalho voluntário na África, encontra instituições dispostas a receber estudantes brasileiros interessados em doar ao menos um pouco do seu tempo a alguma causa social. Sem a pretensão de esgotar as possibilidades, o Vida na Universidade preparou uma lista de ideias e sugestões que podem movimentar suas férias.

Intercâmbio com trabalho voluntário

Uma oportunidade e tanto para quem quer conhecer culturas diferentes e colocar a solidariedade em prática é embarcar em viagens que estimulam o trabalho voluntário. Esta é a época do ano com mais opções para aqueles que querem viajar e não se contentam com o turismo comum. A Central de Intercâmbios, por exemplo, organiza grupos interessados em colaborar no atendimento a comunidades carentes na África, Índia e Peru.

Aos religiosos e apaixonados por descobertas históricas, o projeto Magdala Center recebe voluntários dispostos a colaborar nas escavações em um sítio arqueológico recentemente descoberto na cidade de Magdala, em Israel. No local, onde está sendo construído um centro de peregrinos para cristãos, foram encontradas ruínas de uma sinagoga do século 1.

Os organizadores têm recebido estudantes de todo o mundo que aproveitam a visita à Terra Santa para participar da pesquisa, ainda que seja por um curto período. Quem se propõe a ajudar por mais de cinco meses não paga pela estadia e alimentação.

O químico ambiental Marco Antônio Kresko Xavier, por exemplo, passou 18 dias em Israel no mês de outubro. "Cheguei a encontrar uma moeda do século 1", comenta. Apesar da estadia curta no local, o envolvimento de Marco foi grande o suficiente para ele se tornar um dos angariadores de voluntários no brasil. Jovens do Paraná que queiram participar da iniciativa podem contatá-lo pelo mkresko@redemissao.org. Mais informações também no magdalacenter.com

Para quem vai ficar em Curitiba

Além da programação de Natal na cidade, que inclui apresentações de corais e concertos, o estudante que não sair de Curitiba pode conferir exposições como a Splashes – mostra de fotografias em alta velocidade nas quais são usados fluxos de líquidos. A mostra está montada na Biblioteca da Universidade Positivo e é aberta ao público.

Outra oportunidade que desperta a atenção de estudantes interessados por história é "Titanic: A Exposição – Objetos Reais, Histórias Reais", que pode ser visitada no ParkCultural, no estacionamento do Park Shopping Barigui. Lá, estão à disposição 243 objetos originais do navio, retirados do fundo do mar, incluindo um pedaço do casco da embarcação.

Para quem não dispensa eventos técnico-científicos, mesmo nas férias, ocorre no Memorial de Curitiba, nos dias 17 e 18 de dezembro, a 3.ª Conferência Municipal de Cultura. Mais opções de atividades na cidade podem ser conferidas no site da Secretaria de Turismo de Curitiba e no Guia da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]