• Carregando...
O professor Volnei Pedroni, da UTFPR, conta com orgulho dos anos que passou na Caltech, uma das melhores universidades do mundo. | Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
O professor Volnei Pedroni, da UTFPR, conta com orgulho dos anos que passou na Caltech, uma das melhores universidades do mundo.| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Harvard, Oxford e Cambridge são nomes que surgem espontaneamente quando se fala em universidades de qualidade. Ao lado delas, outras instituições de uma dúzia de países também despontam em rankings internacionais como centros de referência em determinadas áreas.

Ter frequentado uma dessas universidades, cujos professores e ex-alunos já ganharam 32 prêmios Nobel, enche de orgulho o professor Volnei Pedroni, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ele cursou mestrado e doutorado em Engelharia Elétrica na California Institute of Tecnology (Caltech), uma das melhores do mundo na área de Tecnologia. "É uma universidade intencionalmente pequena [em número de alunos] e deve continuar assim para sempre. Seu foco é na fronteira máxima do conhecimento", diz Pedroni. O valioso diploma dessa instituição o permite atuar em várias áreas na UTFPR, como no curso de Engenharia Eletrônica e no Centro de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI).

Com base em informações divulgadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e em listas das melhores universidades do mundo, segundo a Times Higher Education e o QS University Ranking, o Vida na Universidade elaborou uma lista de instituições que se destacam em cinco grandes áreas do conhecimento (veja o quadro abaixo).

Se você se interessou por alguma delas, confira dicas sobre como ingressar nas universidades e se preparar para a experiência de estudar no exterior:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]