• Carregando...
Daniel Menoncin voltou de nova York estimulado a tirar seu projeto do papel | Antônio More / Gazeta do Povo
Daniel Menoncin voltou de nova York estimulado a tirar seu projeto do papel| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo

Ter uma ideia, escrever um projeto, ganhar uma viagem e conquistar a chance de ver seu trabalho publicado e aplicado. Essa é a proposta do Prêmio FAE & Gazeta do Povo, que neste ano tem "Identidade Brasil" como tema. O intuito é levar professores e estudantes de graduação e pós­graduação a discutirem as características que qualificam uma nação e a tornam relevante no cenário internacional.

Os vencedores ganharão uma viagem de imersão ao Rio de Janeiro para participar de palestras, debates e visitas sociais, econômicas e culturais. Na edição anterior, que discutia os desafios do milênio, os premiados foram a Nova York, onde apresentaram seus projetos e conheceram outra cultura, trocaram experiência com universitários americanos e incrementaram seu networking.

"Fiz contato com duas pessoas que trabalham na Cruz Vermelha em Nova York e que serão bem úteis para colocar nosso projeto em prática", conta Daniel Menoncin, estudante de Administração no FAE Centro Universitário e um dos vencedores do prêmio do ano passado.

Ele e sua equipe fizeram um projeto de sustentabilidade para a comunidade da Vila Osternack, no Sítio Cercado, em Curitiba. Entre as propostas estavam criar uma horta orgânica na região e estimular os moradores a reciclar o próprio lixo. Agora, a equipe trabalha para que as ideias saiam do papel e passem a integrar o dia a dia da vila. Segundo Menoncin, os conhecimentos que ganharam durante a viagem fazem com que a concretização do projeto pareça mais próxima.

Estímulo

O incentivo para novas ideias deve ocorrer em sala de aula, a partir do professor. Quando um estudante vê a sua pesquisa publicada e o seu trabalho reconhecido sente que o esforço valeu a pena e fica disposto a produzir mais. O professor de Logística e Produção Francisco Ferraes Neto foi orientador de um projeto sobre manufatura que também venceu o prêmio em 2011.

"O estudante que participa de um prêmio como esse percebe o quanto a pesquisa é relevante para sua formação, para o seu futuro profissional, e como não estamos tão atrás de países com tradição na área, como os Estados Unidos", diz Ferraes Neto.

Serviço

As inscrições para as categorias voltadas a professores e alunos de pós-graduação do FAE Centro Universitário seguem até o dia 31 de agosto no site da instituição. O prazo para alunos de graduação de todas as instituições de ensino terminou na sexta-feira passada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]