• Carregando...

Professores, funcionários e alunos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) fizeram no início da tarde desta segunda-feira, uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, no Centro Cívico, em Curitiba, reivindicando respeito à autonomia universitária. O ato reuniu cerca de 100 pessoas. Os docentes são contrários à decisão do governador Beto Richa, que indicou Paranavaí como sede da Reitoria da instituição. O Conselho Universitário havia optado pela sede em Curitiba desde 2011.

No sábado (25), em torno de 200 manifestantes fizeram uma passeata da Praça Carlos Gomes até a Boca Maldita, distribuindo panfletos e segurando faixas. "Não se trata de uma manifestação contra a cidade de Paranavaí, mas sim um pedido de respeito pelo que foi democraticamente deliberado pelo conselho da universidade", diz a professora Laize Guazina, da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), uma das oito instituições que compõem a Unespar. Segundo a professora, a mobilização conta com o apoio de deputados estaduais, representantes do movimento estudantil e sindicatos.

Segundo Hélio Ricardo Sauthier, técnico-administrativo da FAP, a data de hoje foi escolhida porque a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa deve definir nesta segunda-feira a data em que o projeto de lei que estabelece a reitoria da Unespar será votado. "No dia da votação, o pessoal do interior virá em caravana para Curitiba e acompanharemos a votação dentro da assembleia", diz. De acordo com Sauthier, ainda não houve contato dos deputados ou do governo com os professores após as manifestações.

Histórico

Embora a universidade exista legalmente desde 2001, somente agora sua implantação ocorrerá na prática. No projeto original, a cidade de Jacarezinho é citada como a cidade que receberia a reitoria, mas em 2006 o governo optou pela criação de outra universidade envolvendo instituições dos municípios de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, o que deu origem à Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Com a saída de Jacarezinho do projeto da Unespar, uma nova sede para a reitoria teve de ser escolhida, e Curitiba foi a opção do Conselho Universitário. A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) manifestou apoio ao Conselho Universitário. Em 6 de maio, a instituição enviou uma carta ao governador, pedindo que a decisão do conselho seja respeitada e lembrando as razões de ordem prática pelas quais Curitiba foi escolhida para receber a Reitoria. No dia 8 de março, Richa anunciou que Paranavaí receberia a Reitoria porque a medida contribuiria com o desenvolvimento da região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]