• Carregando...

Na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), nesta sexta-feira, foi decidido que as aulas do segundo semestre começam na segunda-feira 15 de agosto, em virtude da greve dos servidores técnico-administrativos, há quase 2 meses.

Foi decidido ainda que as aulas dos cursos do setor Litoral e do Centro de Estudos do Mar continuam em andamento, mas as do curso de Direito foram suspensas.

A decisão do colegiado foi por meio de voto de representantes dos servidores, professores, alunos, aposentados e sociedade. O reitor Zaki Akel Sobrinho reiterou a legitimidade do movimento. Na próxima quarta-feira, os reitores das instituições federais vão se reunir com o ministro da Educação Fernando Haddad.

Durante a semana, várias reuniões foram realizadas entre o comando de greve e a comissão de interlocução formada na última reunião do CEPE. Os grevistas alegam que não há possibilidade de funcionamento parcial do restaurante universitário, biblioteca, laboratório e da ativação do link de matrícula no Portal do Aluno para o retorno às aulas na segunda-feira (08).

No Conselho, os alunos explicaram que decidiram em assembleia engrossar a greve dos servidores e também realizar um movimento. "A greve tem reivindicações para melhorar a universidade como um todo", disse a estudante do curso de História Rebeca Freitas. O representante da Associação de Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) na Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes-SN), João Negrão, informou que a entidade estará reunida no fim de semana para avaliar a possibilidade de construção de um indicativo nacional de greve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]