• Carregando...
 | Roberto Custódio / Jornal de Londrina
| Foto: Roberto Custódio / Jornal de Londrina

O serviço

Apesar de ser desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas da UEL, o Disque-Gramática aceita estudantes de outras graduações da instituição. Para participar, é preciso procurar o serviço nas dependências do Centro de Ciências Humanas (CCH). Há possibilidade de os participantes atuarem em grupos de estudo sobre gramática, apresentações sobre o serviço e os alunos de Letras podem cursar uma disciplina especial voltada à norma padrão da língua. Quem tem dúvidas sobre a língua portuguesa pode entrar em contato pelo telefone (43) 3371-4619 ou pelo e-mail disque-gramatica@uel.br. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Em Curitiba, uso correto da vírgula é o que mais gera dúvidas

Uma dúvida sobre grafia ou sobre o uso da crase pode surpreender qualquer pessoa no dia a dia. Assim como no Disque-Gramática da UEL, o Telegramática, de Curitiba, tem público bastante diverso.

O serviço é oferecido pela prefeitura de Curitiba há 28 anos e recebe de 180 a 200 consultas por dia.

Segundo Valentina Nedbajluk, da equipe de professoras que atendem a comunidade, quem recorre ao serviço geralmente precisa de uma resposta imediata. Ela conta que, apesar da mudança recente na ortografia, a maior parte das consultas ainda é sobre o uso da vírgula.

Valentina relata que há casos em que as pessoas chegam a compilar dúvidas e telefonar para o serviço para esclarecê-las todas de uma vez. "Tem consulta que passa de 20 minutos", conta ela, ao admitir que, em algumas situações, até os professores hesitam em responder de prontidão, sem fazer uma pesquisa prévia. "É um trabalho que exige coragem porque nunca sabemos que pergunta virá.

O atendente tem de aliar competência técnica, didática e cordialidade com o público", define.As dúvidas solucionadas pelo Telegramática são postadas no site www.cidadedoconhecimento.com.br. O telefone para contato é o (41) 3218-2425.

Auxiliar a comunidade, aprimorar os conhecimentos na língua portuguesa e ainda ganhar hora-atividade para o currículo acadêmico. Tudo isso faz parte da perspectiva de estudantes envolvidos no projeto de extensão Disque-Gramática, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A iniciativa, desenvolvida pelo Departamento de Letras Vernáculas, tem sido uma alternativa para universitários que desejam ganhar conhecimento na área e dar suporte a quem tem dúvidas no idioma.O atendimento é feito por telefone e e-mail, com apoio de dois professores do departamento. São 15 estudantes ligados ao serviço para ajudar na resolução de dúvidas sobre concordância, sintaxe, acentuação, regência ou morfologia.

Criado em 1995, o serviço também oferece a revisão de textos de até 50 páginas e consultas relacionadas a outras línguas, como inglês e latim. Para o coordenador do projeto, professor Joaquim Carvalho da Silva, ao fim de cada expediente, os participantes sempre acabam aprendendo um pouco mais sobre gramática. "Todo dia eles têm contato com questões práticas. Ensinamos como devem responder às dúvidas", comenta.

Para isso, a turma usa enciclopédias e dicionários do vocabulário ortográfico, regência e linguística, tudo sem recorrer à internet. A cada tarde, são atendidas pouco mais de dez consultas. "No início, eles não sabem identificar o que é o problema e como fazer uma consulta para resolvê-lo. Depois, ganham mais desenvoltura", assinala a professora e orientadora Maria Isabel Borges.

Formação

Desde que ingressou no curso de Letras, no ano passado, Aryane de Carvalho Lelis, 19 anos, atua no Disque-Gramática três vezes por semana. De tanto ajudar a tirar dúvidas da comunidade, hoje ela se sente mais segura em relação à norma culta da língua portuguesa. Entre as perguntas que mais chegam estão aquelas sobre o uso do hífen na nova ortografia. "Quando não sabemos responder, corremos para o dicionário", conta.

A colega Caroline Molinari Andrade, 19 anos, avalia que o aproveitamento no curso de Letras é outro depois que começou a participar dos trabalhos no Disque-Gramática. "O entendimento sobre a disciplina melhorou muito", pontua.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]