• Carregando...
Ambiente criado por Carlos Ilhenfeldt é decorado por móveis feitos com painéis de lascas de madeira. | Marcelo Stammer / PUCPR
Ambiente criado por Carlos Ilhenfeldt é decorado por móveis feitos com painéis de lascas de madeira.| Foto: Marcelo Stammer / PUCPR

INTERATIVIDADE Conhece outras ideias?

Você conhece outras iniciativas inovadoras desenvolvidas dentro das universidades? Deixe seu comentário abaixo.

Restos de madeira que iriam para o lixo em canteiros de obras viram móveis estilosos nas mãos do empresário e estudante do 4.º ano de Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Carlos Ilhenfeldt (foto abaixo), 38 anos. Dono de uma construtora e de uma fábrica moveleira, ele viu em tapumes e outras sobras de construção uma matéria-prima para ser usada em móveis.

Fernando Smak / PUCPR

"Trabalhando com canteiros e áreas de vivências em construções, eu via como muita coisa boa ia para o lixo. A gente começou a usar os intervalos na marcenaria para transformar aquele material em porta-canetas, banquetas e a ideia foi crescendo", diz Ilhenfeldt, que já é formado em Tecnologia Eletrotécnica.

O uso original do material chamou a atenção dos arquitetos. No ano passado, Ilhenfeldt foi convidado a montar um dos espaços na mostra Morar Mais Por Menos. O estande era composto exclusivamente por materiais reaproveitados, em especial painéis compostos por pequenas lascas de madeira (OSB). O trabalho rendeu o título de ambiente mais sustentável do evento.

Muitos dos móveis usados na mostra hoje fazem parte da decoração do escritório do empresário e são emprestados para outras exposições e eventos. Além disso, a experiência deu tão certo que a Utilizzare, loja de móveis de Ilhenfeldt, lançou uma nova linha de produtos feitos com madeira reutilizada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]