Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cultura

Festival de música com talentos de vários cursos

Evento interno da PUCPR é oportunidade para que universitários com dons musicais revelem suas qualidades

Os finalistas são acompanhados por arranjos da Orquestra de Câmara da PUCPR | Divulgação / PUCPR
Os finalistas são acompanhados por arranjos da Orquestra de Câmara da PUCPR (Foto: Divulgação / PUCPR)
A ideia do prêmio foi dada pelo violoncelista Péricles Gomes |

1 de 1

A ideia do prêmio foi dada pelo violoncelista Péricles Gomes

Há dez anos, o violoncelista e professor Péricles Varela Gomes procurava um meio de fazer com que os universitários se interessassem pela Orquestra de Câmara da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A alternativa encontrada foi abrir espaço para que os próprios estudantes apresentassem suas habilidades musicais acompanhados por arranjos executados pela orquestra. A sugestão deu tão certo que virou evento anual na instituição.

O Revele Seu Talento, festival de música da PUCPR, que ocorre nesta semana, é uma oportunidade para que estudantes mostrem suas aptidões musicais e os vencedores ganhem abatimento de R$ 1,5 mil nos estudos. Podem participar alunos de qualquer curso. Embora grande parte dos participantes considere a música um hobby, edições anteriores revelaram-se como um degrau para a carreira artística.

Antes de se apresentarem com a orquestra, em uma produção digna de shows profissionais, os candidatos cantam à capela – ou apenas com o instrumento que tocam – para uma banca avaliadora. Somente dez competidores são aprovados para a final. Segundo Gomes, todos os anos a lista de candidatos tem cerca de cem alunos e o perfil dos finalistas costuma ser diversificado. "Quando abrimos o curso de Música, achamos que eles dominariam o festival, mas não foi o que aconteceu. Gente de todos os cursos chega às finais", conta Gomes.

Alunos

Na edição deste ano, a plateia deve assistir a um espetáculo eclético. Na categoria interpretação, a estudante de Jornalismo Isadora Carvalho, 18 anos, cantará You Know I’m no Good, de Amy Winehouse. Já Jordano Oliveira, 17 anos, do curso de Engenharia Civil, optou por apresentar apenas no piano, sem canto, a música L’Absente, do compositor francês Yann Tiersen.

Para Eduarda da Silva Ribeiro, 20 anos, aluna de Odontologia, a música está no sangue. "Venho de uma família de músicos e meu avô tinha até uma banda", conta a jovem, que cantará Esquadros, de Adriana Calcanhoto. O futuro publicitário Rodrigo Caldeira também mantém contato com a música desde criança. Aprendeu a tocar violão aos 6 anos, morou no exterior e aproveitou a experiência para competir na categoria composição, inscrevendo uma canção em inglês.

Na mesma categoria, Renan Silveira Pfutzenreuter aposta na experimentação. "Minha música tem influência da polca russa com uma pegada de rock moderno, além de um enredo de romance."

Serviço: A décima edição do Revele Seu Talento terá dois dias de shows. No dia 16 de maio, serão conhecidos os vencedores entre os dez finalistas, que se apresentam no teatro da PUCPR, às 20 horas, acompanhados pela Orquestra de Câmara. No dia 17 de maio, às 20 horas, haverá um show especial com os vencedores de todos os festivais anteriores e também a apresentação do Coral Champagnat da PUCPR. Entrada franca.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
Tweet

Cultura e Lazer | 8:14

No dia 16 de maio, às 20h, alunos com habilidades musicais de diversos cursos da PUCPR apresentam-se com a Orquestra de Câmara da universidade na décima edição do festival Revele Seu Talento. No dia 17, um concerto especial reunirá os vencedores das edições anteriores.

VER MAIS VÍDEOS

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.