
Com as cortinas do Festival de Teatro de Curitiba abertas, universitários também entram em cena. O Grutun!, grupo de teatro de alunos das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil), está em cartaz no evento com cinco peças duas delas em parceria com os estudantes da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).
Há cinco anos nos palcos e 25 integrantes, a trupe da UniBrasil participa do festival com duas apresentações que envolvem filosofia e história, uma voltada ao público infantil e duas óperas. Em Razão de Estado, texto escrito pelo professor Clemerson Clève, os estudantes satirizam a falta de ação do homem diante de seus questionamentos, em um contexto cheio de menções à política.
Outras peças
Diretrizes em Tempos de Paz, baseada em texto de Bosco Brasil, é outra adaptação que põe a história do Brasil em destaque. O enredo trata de um imigrante polonês que vem ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial e se surpreende ao conversar com um brasileiro sobre o governo do presidente Getúlio Vargas.
Única peça do grupo escrita especificamente para ser apresentada no formato de teatro de rua, Batimpaz traz às crianças os temas da guerra e da paz. A peça faz parte de um dos projetos do Grutun! que leva apresentações gratuitas a escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba.
Nas duas óperas populares que têm a participação dos alunos de canto Embap, a trupe encena La Bohème, de Puccini (apresentações encerradas), e Le nozze di Figaro, de Mozart.Para ajudar o público pouco familiarizado com esse tipo de apresentação, um narrador orienta e explica à plateia cada trecho da história.



