Começa amanhã, às 13 horas, a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Paraná, quase 230 mil candidatos estão inscritos. Nos dois dias de exame, os candidatos irão responder a 180 questões sobre os conteúdos do ensino médio e também produzir uma redação sobre um tema da atualidade. A nota obtida pelos candidatos poderá ser usada para o ingresso no ensino superior de diversas formas. Em algumas universidades a pontuação do exame servirá como complemento à nota do vestibular. Já em outras, os candidatos serão selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que leva em consideração apenas a nota do Enem, e deve abrir as inscrições no dia 20 de janeiro de 2011.No Paraná, pelo menos quatro instituições federais irão usar a nota do exame em seus processos seletivos. O Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) vão preencher todas as suas vagas pelo Sisu. Já a Universidade Federal do Paraná vai destinar 10% das vagas em cada curso para o sistema e 90% para o vestibular tradicional. Mesmo quem fizer apenas o vestibular, terá de participar do Enem, pois a pontuação nas provas objetivas do exame terá peso de 10% na nota final dos candidatos. A Universidade de Integração Latino-Americana irá selecionar os candidatos pelo Enem, mas não pelo Sisu e sim por inscrições no site da universidade.
As questões do Enem não estão divididas em disciplinas e sim áreas do conhecimento, o que dá um caráter interdisciplinar à prova. Os testes no Enem buscam problematizar situações do cotidiano e levar os alunos a formar argumentos e propor soluções para os questionamentos apresentados, relacionando-os aos conteúdos técnicos aprendidos em toda a vida escolar.
No sábado, primeiro dia de prova, os candidatos terão quatro horas para responder 45 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e outras 45 questões de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). No domingo, os estudantes terão uma hora a mais para realizar a prova, que trará uma proposta de redação, 45 questões sobre Linguagens e Códigos e outras 45 perguntas sobre Matemática.



