Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vestibular

Alunos protestam contra anulação de questões da UEL

Professores do Curso Especial Pré-Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e alunos da instituição fizeram nesta terça-feira (21) um protesto contra as alterações promovidas na prova da primeira fase do vestibular da instituição, realizada no último dia 5. Eles reclamam que a mudança na equipe pedagógica da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) acarretou em falhas no concurso, que foi considerado "mal elaborado" pelos manifestantes.

Segundo informações do Jornal de Londrina (JL), as questões 55 e 60 de Química foram canceladas após requerimento enviado à Cops pelo professor do Colégio Máxi, José Alves Marques, por induzirem os estudantes ao erro. Os enunciados seriam confusos, ocasionando em problemas de interpretação. "Na questão 60, por exemplo, era pedido que fosse identificado o processo químico, mas, na verdade, tratava-se de processo físico", esclarece.

Conforme o professor de química Renato Henrique Guarezi, do cursinho pré-vestibular Sigma, a questão 55 - que tratava da massa, concentração e quantidade de íons cloreto em 0,2 litro de soro fisiológico - continha nas respostas a concentração em litro e não em 0,2 litro. "Outro problema é que a pergunta é ambígua, fala em massa, mas não explicita de que", disse o professor. Além dessas duas, outras três questões de geografia (27, 30 e 31) foram contestadas pelo Departamento de Geociências da UEL, que alegou o mesmo motivo, mas segundo a coordenadoria, elas estão corretas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.