• Carregando...
Para Eduardo, a etapa do próximo domingo será a segunda fase da UFPR, pois ele fez a prova de habilidade específica de Música no mês passado | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Para Eduardo, a etapa do próximo domingo será a segunda fase da UFPR, pois ele fez a prova de habilidade específica de Música no mês passado| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Processo seletivo deste ano tem novos locais de prova

Os vestibas que farão as provas no próximo domingo encontrarão novidades em relação aos locais de prova. A principal alteração foi a exclusão do câmpus da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), lugar que até o ano passado concentrava o maior número de candidatos, cerca de 10 mil. Para realocar o grande número de inscritos, o Núcleo de Concursos precisou alterar a distribuição dos candidatos, fazendo cinco substituições.

Leia a matéria completa

Depois de um ano de muita preparação, o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) finalmente está aí. Falta apenas uma semana para a primeira fase do processo seletivo, marcada para o dia 14 de novembro, próximo domingo. A prova trará 80 questões de múltipla escolha, todas valendo um ponto, e haverá cinco horas para resolvê-las. Bem preparados ou não, na hora do exame os candidatos devem aplicar o método do pega-varetas, aquele jogo em que um grupo de palitos é solto ao acaso e os participantes precisam retirar o máximo de varetas que conseguirem sem que as outras peças se mexam. Isso é o que indicam os professores. "O estudante deve pegar primeiro as questões mais fáceis. Ele deve lembrar que uma questão de Inglês vale o mesmo que uma de Física. E pensar que, em vez de ficar 15 minutos numa única questão, pode gastar o mesmo tempo em cinco", destaca o diretor do Curso Dom Bosco, Luiz Octávio Stocco.Para quem gosta de metáforas, outra também ajuda a explicar uma estratégia para o dia da prova. "O vestibulando deve ser um serial killer: quanto mais questões conseguir matar, melhor", explica Stocco. Segundo o diretor do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz, o candidato não precisa resolver as questões na ordem em que elas aparecem no exame. Ele também recomenda ao aluno iniciar a prova pelas disciplinas em que tem mais facilidade. O método é importante tanto para garantir mais pontos quanto para aumentar a confiança durante o exame.

Contra o relógio

Os estudantes terão 3 minutos e 45 segundos para responder cada uma das questões. Mas essa conta não deve ser levada a ferro e fogo, pois um exercício pode demorar mais e outro menos. Em comparação com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova objetiva da UFPR deve ser menos cansativa. Afinal, são cinco horas para 80 questões, contra quatro horas e meia para 90 questões no primeiro dia do Enem. Além disso, o exame do governo federal costuma trazer enunciados mais longos. "Em relação ao Enem, a prova da Federal é muito menos cansativa, pelo nível de contextualização e pelo número de questões", afirma o professor Fernando Luiz Fruet Ribeiro, diretor do Curso Unificado. Segundo ele, a Federal exige mais conhecimentos específicos que o Enem, exame que cobra os assuntos de forma global e exige muita interpretação de texto.

Mudança

Neste ano o vestibular da UFPR trará uma mudança importante com relação ao último processo seletivo. Cerca de 10% das vagas de cada curso serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que classifica candidatos a universidades públicas exclusivamente pela nota do Enem. Não entrarão no Sisu apenas os cursos da UFPR que exigem prova de habilidade específica (Arqui­­tetura e Urbanismo, Design e Música) e que contam com o processo seletivo estendido (Esta­tística, Matemática e Mate­mática Industrial).

Com a adesão ao Sisu, o número de vagas para o vestibular tradicional diminuirá e a concorrência pode aumentar em alguns cursos. Ao mesmo tempo, a disputa pelo sistema será acirrada, porque ele permite que estudantes de todo o país concorram a uma vaga na UFPR sem que precisem vir a Curitiba. "Acho que tenho mais chances de passar pelo vestibular tradicional do que pelo Enem, por isso estou investindo nas provas da UFPR", afirma Jaqueline Mezencio de Resende, 20 anos, vestibulanda de Medicina e aluna do Curso Dom Bosco.

No Sisu, a estudante vai optar por universidades que oferecem um número maior de vagas pelo sistema. Segundo a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, será possível escolher até dois cursos e instituições, por ordem de preferência. "Since­ramente, eu não gostei das mudanças na UFPR. Eles diminuíram a quantidade de vagas no vestibular para uma adesão muito insignificante no Sisu. Preferia que eles tivessem aumentado o número de pontos do Enem na nota final do vestibular", diz Jaqueline. Assim como no ano passado, as questões objetivas do Enem terão peso de 10% na nota dos estudantes que fizerem o vestibular da UFPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]