• Carregando...

Cardápio nota 10

Confira as sugestões de alimentos para encarar as cinco horas de prova da UFPR

Café da manhã

Leite ou derivados (como iogurte) + fruta + fonte de carboidratos (torradas, por exemplo).

Almoço

Arroz + feijão + carne + verduras

Se você tem gases e sente desconforto quando come alimentos como feijão ou brócolis, evite-os. Também é importante deixar as frituras de lado, porque elas podem provocar azia e má digestão.

Pouco antes da prova

Meninas: uma fruta ou suco + 10 amêndoas (ou 10 pistaches ou 8 castanhas de caju ou 4 castanhas do Pará ou 4 nozes).

Meninos: o mesmo cardápio das meninas, com 50% a mais de amêndoas, castanhas, pistaches ou nozes.

Durante a prova

Uma barra de cereal ou um pacote de biscoitos ou uma barrinha de chocolate (fora da sala de prova), além de muita água.

Fontes: nutricionistas Marilize Tamanini e Simone Paraná, professora da Universidade Positivo.

A UFPR decidiu manter o rigor das regras para o vestibular. Assim como nos últimos processos seletivos, será proibido alimentar-se dentro das salas de prova: barrinhas de cereais, bolachas, refrigerantes, sucos, chocolates e outros alimentos terão de ficar do lado de dentro da mochila. Segundo o Guia do Candidato da UFPR, o estudante que, por motivos médicos, precisar se alimentar deve solicitar ao aplicador de provas o seu encaminhamento à sala de inspeção. O coordenador do Núcleo de Concursos (NC) da Federal, Raul von der Heyde, explica ainda que o requerimento solicitando a alimentação deveria ter sido feito no momento da inscrição.

Apesar da severidade das normas previstas no guia, porém, o coordenador do NC diz que nada impede que qualquer estudante saia da sala para comer – embora essa possibilidade não esteja prevista nas regras do processo seletivo. "Se o estudante estiver com fome, podemos dar um jeito", afirma. Segundo ele, em cima da carteira serão permitidas apenas garrafas de água, desde que sejam transparentes e estejam sem o rótulo. A norma é adotada pela UFPR há mais de cinco anos, para impedir que os candidatos levem "colas" nas embalagens.

Como não é possível ter certeza de que o fiscal permitirá a alimentação na área externa, o estudante deve caprichar no café da manhã e almoço. Outra dica é evitar lanchonetes ou restaurantes desconhecidos. No dia do vestibular, a receita é não inovar. "É muito perigoso comer em um lugar diferente. O estudante deve comer a comida da mamãe, que é mais segura. Ele também não deve inventar receitas novas", orienta a nutricionista Marilize Tamanini.

Os portões dos blocos que dão acesso aos locais de prova serão fechados às 13h30, meia hora antes do início do exame. Mas a UFPR recomenda que o candidato esteja no local com uma hora de antecedência, às 12h30.

Com uma agenda tão apertada, o almoço precisará sair mais cedo. Mesmo assim, essa refeição é fundamental. "O ideal é almoçar lá pelas 11 horas, 11h30. E perto do horário de entrar na sala comer uma fruta ou tomar um suco, para dar uma reforçada", afirma a nutricionista Simone Paraná, professora da Universidade Positivo (UP). Antes de o aluno entrar na sala de prova, Marilize sugere uma maçã ou banana, além de pequenas porções de amêndoas, pistaches, nozes ou castanhas de caju. "Esses são alimentos que dão disposição e ajudam a controlar a fome ocasional", diz.

Durante as provas, o aluno deve tomar bastante água, pois a desidratação pode comprometer o raciocínio matemático. "A água permite o aproveitameto de vitaminas que são hidrosolúveis", afirma Marilize.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]