Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Exame nacional

Cai liminar que desobriga uso do CPF para inscrição do Enem

Desembargador alega que documento garante mais segurança. Inscrições para exame foram prorrogadas até 16 de julho

O desembargador federal José Antonio Lisboa Neiva, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, suspendeu a liminar que desobrigava o uso do CPF para as inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A liminar foi concedida pela 6ª Vara Federal Cível do Rio de Janeiro.

Na decisão, Neiva afirmou que a exigência do CPF garante maior segurança na identificação dos candidatos e que a mudança no edital exigida pela Justiça poderia "comprometer a realização do exame na data prevista."

A ação que desobrigava o uso do CPF é de autoria do Ministério Público Federal. A liminar favorável foi concedida pela 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro em 6 de julho. A alegação era de que boa parte dos candidatos inscritos no exame têm entre 15 e 17 anos e não têm obrigação constitucional de ter o documento.

As inscrições para o Enem foram prorrogadas até as 23h59 de 16 de julho. As provas serão realizadas em 6 e 7 de novembro.

A taxa de inscrição é de R$ 35. Os alunos de escolas públicas são isentos. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.enem.inep.gov.br.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.