• Carregando...

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram com atraso em alguns locais de prova. Na Faculdade Facet, que fica no centro de Curitiba, muitos estudantes chegaram atrasados porque no cartão de inscrição enviado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) constava o número errado.

"Aqui está o número 70, mas na verdade não existe este número. O número correto é 470", reclamou o candidato Rafael Ferreira, 26 anos, que teve de correr para não perder a prova.

Na Uninove, na Barra Funda, em São Paulo, e na UFMG, em Belo Horizonte. Os portões deviam ser fechados às 12h55 e a prova estava marcada para começar às 13h, sempre seguindo o horário de Brasília.

As provas ocorrem no sábado e domingo, em todo o país. Segundo o Inep, foram feitas 4,6 milhões de inscrições.

Questões

Neste sábado, entre as 13h e as 17h30, os estudantes respondem questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, a prova será realizada das 13h às 18h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.

Neste ano, entra no exame pela primeira vez a prova de língua estrangeira. Os inscritos fizeram opção por inglês ou espanhol. No dia da prova, devem fazer apenas a prova escolhida e tomar cuidado para preencher o cartão de respostas.

Regras

Pelas regras deste ano, só é permitido fazer a prova com caneta esferográfica preta. É proibido entrar na sala de prova com relógio, lápis e borracha. Segundo o Inep, o objetivo é garantir a segurança do exame.

Outros itens que devem ficar fora das salas são borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

As proibições foram criticadas pelos estudantes. O Ministério Público Federal do Espírito Santo chegou a entrar com ação contra essa medida, mas a Justiça manteve a decisão tomada pelo governo federal.

Gabarito

O gabarito oficial do Enem só será divulgado em 9 de novembro, dois dias após a aplicação da última prova do exame. Os resultados do exame serão divulgados até 15 de janeiro de 2011, de acordo com o instituto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]