Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Associações Atléticas

Diversão e esporte também fazem parte da formação acadêmica

As associações atléticas acadêmicas garantem muita festa, integração e eventos esportivos para os universitários

Alunos da UFPR no encontro de baterias das atléticas da universidade, a Batucada Federal | Arquivo pessoal
Alunos da UFPR no encontro de baterias das atléticas da universidade, a Batucada Federal (Foto: Arquivo pessoal)
Alunos da UFPR no encontro de baterias das atléticas da universidade, a Batucada Federal |

1 de 7

Alunos da UFPR no encontro de baterias das atléticas da universidade, a Batucada Federal

Alunos da Atlética de Sociais Aplicadas da UFPR no evento Batucada Federal |

2 de 7

Alunos da Atlética de Sociais Aplicadas da UFPR no evento Batucada Federal

Alunos da UFPR no encontro de baterias das atléticas da universidade, a Batucada Federal |

3 de 7

Alunos da UFPR no encontro de baterias das atléticas da universidade, a Batucada Federal

Alunos da UFPR no encontro de baterias da universidade, a Batucada Federal |

4 de 7

Alunos da UFPR no encontro de baterias da universidade, a Batucada Federal

Bateria da AAAEA da UTFPR em ação animando a torcida |

5 de 7

Bateria da AAAEA da UTFPR em ação animando a torcida

Integrantes da bateria da Associação Atlética Acadêmica de Engenharia e Arquitetura da UTFPR |

6 de 7

Integrantes da bateria da Associação Atlética Acadêmica de Engenharia e Arquitetura da UTFPR

Equipe da Associação Atlética Acadêmica de Engenharia e Arquitetura da UTFPR mostram troféus |

7 de 7

Equipe da Associação Atlética Acadêmica de Engenharia e Arquitetura da UTFPR mostram troféus

Se você pensa que a vida universitária é feita só de trabalhos, apresentações e muito estudo está enganado. A universidade também é o lugar ideal para fazer muitos amigos, participar de festas, se divertir e também se dedicar aos esportes. Em muitos cursos a diversão fica por conta das Associações Atléticas Aca­­dê­­micas, que promovem competições, gincanas e outras atividades de integração esportiva e cultural entre os alunos.

Na Universidade Federal do Pa­­raná (UFPR), a Associação Atlé­tica Aca­­­­dêmica de Direito, a AAAD, com­­pletou 67 anos de tradição em eventos como os Jogos Jurí­­dicos estaduais e nacionais. Já o curso de Comunicação Social tem sua atlética há pouco mais de um ano, a Associação Atlética Sílvio Santos (AASS). "O objetivo era centralizar a organização dos eventos esportivos, além de trazer uma programação voltada à integração e aos esportes durante todo o ano e não apenas em ocasiões específicas", conta Lilian Monti, presidente da AASS.

Há casos em que as atléticas, que são comandadas pelos próprios estudantes, unem vários cursos, como acontece na Universi­­dade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com a Associação Atlética Acadêmica de Engenharia e Arquitetura. "É importante para que todo mundo se conheça em ocasiões fora da faculdade, num momento de lazer, seja praticando um esporte ou tocando algum instrumento", conta Ga­­briel Arthur Franciosi Seixas, diretor de responsabilidade social da atlética.

Treinos e ensaios

Na organização das modalidades esportivas, como vôlei, futsal, basquete e handebol, as atléticas são responsáveis por montar as equipes e promover treinos regulares para ter um bom desempenho nas competições. "As universidades quase não investem nesse lado esportivo, por isso a atlética é tão importante" conta Bruno Miguel Perotti, aluno do último ano de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Outra parte legal dessas associações são as baterias, que têm a função de animar as torcidas com músicas e gritos de guerra. Muitas vezes elas são independentes das atléticas, mas também participam dos eventos e competições. "Nós compramos alguns instrumentos e a bateria hoje conta com 20 integrantes, que fazem ensaios semanais", conta Lilian, da AASS.

Veja o vídeo da AAAD, dos Jogos Jurídicos Estaduais 2010:

Formação e união

Mas não é só de festas que é feita uma atlética. Ela também busca contribuir para a formação dos alunos, aumentar a rede de contatos e agregar conhecimento em várias áreas. "Realizamos palestras sobre comunicação es­­portiva e buscamos trazer profissionais que possam dar uma visão mais global do trabalho", afirma Li­­lian. Esse também é o pensamen­­to de Bruno. Para ele, a possibilidade de conhecer pessoas de outros lugares e profissões é o grande atrativo em participar dos eventos esportivos promovidos.

Fábio Augusto Tamborlin, diretor esportivo da AAAD, também conta que a atlética tem um papel fundamental na união dos estudantes. "A faculdade é rachada em vários grupos, por questões ideológicas e políticas. A atlética é a entidade que une todos os grupos, para torcer e se divertir."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.