• Carregando...

Em forma de flashback, o personagem Bentinho narra sua história como forma de "atar as duas pontas de sua vida" e reconstruir o tempo perdido de sua existência. A obra Dom Casmurro retrata dois momentos distintos: a convivência com a amiga Capitu na adolescência e seu casamento, época marcada pelo ciúme de Bentinho diante da suspeita de traição de Capitu com seu melhor amigo, Ezequiel Escobar. Sofrendo com esta hipótese, Bentinho se torna cada vez mais isolado, daí a alcunha Casmurro.

Machado de Assis pertenceu a duas correntes literárias, o Romantismo e o Realismo, da qual faz parte Dom Casmurro. Entre as características machadianas estão a ironia e o ceticismo, o tom de conversa com o leitor, a reflexão metalinguística e a intertextualidade (no caso de Dom Casmurro, com a obra Otelo, de Shakespeare).

GêneroRomance

NarradorContada na primeira pessoa do singular por Bentinho, já viúvo, a narrativa transparece uma ótica subjetiva e unilateral. Todas as informações são apresentadas ao leitor pelo ponto de vista do narrador, oferecendo apenas um lado da história. Como Capitu já está morta, não pode se defender das acusações de adultério, levando o leitor a assumir como verdadeira a versão de Bentinho. Mas é bom lembrar que a suposta traição nunca é confirmada, deixando o fato em aberto na obra de Machado. "O aluno pode achar que o tema central do livro é a traição de Capitu, mas na verdade é o ciúme de Bentinho", avisa o professor de Literatura Brasileira Pablo Gomes. De acordo com ele, o vestibulando precisa estar atento a este detalhe para não cair em "pegadinha".Personagens principais Machado de Assis costuma trabalhar com personagens que agem apenas por interesses pessoais. Bento Santiago, o Bentinho: Narrador, protagonista e pseudoautor da obra. O título do livro reflete sua característica mais marcante: o isolamento decorrente de seu sofrimento pela suposta traição de Capitu. Mimado por toda a família, é extremamente inseguro e dependente, característica que pode explicar seu ciúme doentio pela jovem. Ao contrário do desejo de sua mãe, Dona Glória, não pretendia ser padre, e sim casar-se com Capitu. Curiosamente, era Capitu quem elaborava os planos para Bentinho não entrar no seminário.Capitolina, a Capitu: Amiga de infância de Bentinho, um ano mais jovem. Na percepção de Bentinho, desde a adolescência tinha o poder de manipular as pessoas. Seus olhos são claros e misteriosos, a ponto de despertar no narrador a comparação com a ressaca do mar. É esperta, inteligente e extrovertida.José Dias: Agregado da família e "amante dos superlativos", vivia de favores na casa dos Santiago, na Rua Matacavalos. Foi quem observou que Capitu possuía "olhos de cigana oblíqua e dissimulada".Ezequiel Escobar: Rapaz bonito e polido, conheceu Bentinho no Seminário e logo se tornaram amigos inseparáveis. Casou-se com Sancha, a melhor amiga de Capitu. Alvo das desconfianças de Bentinho sobre a suposta traição de Capitu, morreu afogado ao enfrentar a ressaca do mar. Ezequiel: Único filho de Bentinho e Capitu. Quando mais velho, revelou-se muito parecido fisicamente com Escobar, acentuando as suspeitas de Bentinho. Amante da arqueologia, viajou à Grécia, ao Egito e à Palestina, onde morreu de febre tifóide.

TempoO uso do flashback dá a ideia de memória, causando a falsa impressão de a obra ser uma autobiografia de Machado de Assis. O professor Pablo Gomes alerta os vestibulandos para não incorrerem neste erro, já que Dom Casmurro trata da história de Bentinho. Ao longo do livro há muitas referências cronológicas, sendo a primeira o ano de 1857, momento em que José Dias sugere a D. Glória a necessidade de apressar a ida de Bentinho ao seminário. Em 1858 ele vai ao seminário, em 1865 se casa com Capitu e em 1872 se separa. "Um leitor mais atento irá notar que as datas formam um ciclo de 7 em 7 anos, que conclui a trajetória de ascensão, plenitude e morte do sentimento amoroso", aponta o professor.

EspaçoA obra está situada na cidade do Rio de Janeiro da época do Império, com muitas referências a lugares, bairros, ruas e praças, características herdadas dos romances de folhetins. Há ligeiras passagens em São Paulo, na Europa (onde Capitu morreu) e no Oriente Médio, onde é enterrado Ezequiel.

Fonte: Pablo Alex Laroca Gomes, professor de Literatura dos cursos Dynâmico, Alfa e Acesso.

Veja exemplos de questões que já cairam na Federal:

(UFPR/2008) Considere os seguintes fragmentos de análises de obras de autores brasileiros.

1. Visto de outro ângulo, há também nesse romance uma outra versão, realista e psicológica, dos "perfis de mulher" cultivados pelo romantismo. Não é só este, porém, na ficção de língua portuguesa, o primeiro "perfil feminino" tratado em profundidade, com uma argúcia rara, que não impede a simpatia compreensiva: é também o primeiro estudo menos incompleto de "psicologia do adolescente".(Augusto Meyer)

2. Nesse romance o foco narrativo mostra a sua verdadeira força na medida em que é capaz de configurar o nível de consciência de um homem que, tendo conquistado a duras penas um lugar ao sol, absorveu na sua longa jornada toda a agressividade latente de um sistema de competição. O personagem principal cresceu e afirmou-se no clima da posse [...]. Tragédia do ciúme, no plano afetivo, e, ao mesmo tempo, romance do desencontro fatal entre o universo do ter e o universo do ser, esse romance ficará na economia extrema de seus meios expressivos, como paradigma do romance psicológico e social da nossa literatura. (Alfredo Bosi)

3. Nesse romance, o autor veicula, a seu modo, por meio de seus personagens um dos mais explorados motivos da prosa literária – o triângulo amoroso. É, entretanto, pela fala do personagem-narrador que conhecemos os fatos, e é pelo filtro de sua visão que formamos o perfil psicológico de cada uma das personagens. (William Roberto Cereja; Thereza Cochar Magalhães)

4. O seu maior romance é uma interpretação da vida e uma procura do tempo perdido. Munido de uma apurada técnica literária, ele vai iniciar a exploração da vida, olhada em resumo, do cimo desse planalto em que a velhice começa. O herói do romance nos relata de início como mandou reproduzir, peça por peça, em outro bairro, a antiga casa de Mata-cavalos, quieta, acolhedora, cheia de coisas velhas e consagradas pelo uso. (Barreto Filho)

Referem-se à obra Dom Casmurro os trechos:

a) 2, e 4 apenas. b) 1, 2 e 3 apenas.c) 3 e 4 apenas. d) 1, 3 e 4 apenas.e) 1, 2, 3 e 4.

Resposta: d)

(UFPR/2007) Considere as afirmativas abaixo sobre o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.

1. A obediência de Bentinho às convicções religiosas maternas é um exemplo da importância dada pelo autor, na construção do enredo, à presença do catolicismo na sociedade brasileira, importância que se reflete também na construção de outras personagens da obra.

2. O fato de o narrador-personagem deter-se mais demoradamente no relato do período da infância, adolescência e namoro de Capitu e Bento, do que no relato do período adulto, quando casados, está relacionado, sobretudo, ao sentimento de plenitude e de felicidade que representaram aquelas fases para o protagonista.

3. O narrador protagonista, homem de cultura refinada, apresenta em longos trechos metalingüísticos a típica ironia machadiana em relação à tradição literária e aos autores estabelecidos.

4. No processo de enxergar no filho Ezequiel a imagem e semelhança do seu amigo morto Escobar, Bento Santiago procura convencer tanto a si mesmo como ao leitor da traição de Capitu.

5. O personagem José Dias reflete o caráter precário da autonomia social de certos indivíduos que não eram escravos nem proprietários na sociedade brasileira da época.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.c) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.d) Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras.e) Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras. Resposta: e)

(UFPR/2005) A propósito de Dom Casmurro, de Machado de Assis, é correto afirmar:

a) A narrativa de Bento Santiago é comparável a uma acusação: aproveitando sua formação jurídica, o narrador pretende configurar a culpa de Capitu.

b) O artifício narrativo usado é a forma de diário, de modo que o leitor receba as informações do narrador à medida que elas acontecem, mantendo-se assim a tensão.

c) Elegendo a temática do adultério, o autor resgata o romantismo de seus primeiros romances, com personagens idealizadas entregues à paixão amorosa.

d) O espaço geográfico e social representado é situado em uma província do Império, buscando demonstrar que as mazelas sociais não são prerrogativa da Corte.

e) Bentinho desejava a morte de Escobar (até tentou envenená-lo uma vez), a ponto de se sentir culpado quando o ex-amigo morreu afogado.

Resposta: a)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]