
Além da Universidade Federal do Paraná (UFPR), neste domingo a Universidade Estadual de Londrina também aplica, a partir das 14 horas, a primeira fase do Vestibular 2011. Os 19.006 inscritos terão quatro horas para responder 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, que englobam as disciplinas de Artes, Biologia, Química, Física, Matemática, Geografia, História, Filosofia e Sociologia. Ao todo, são 3,1 mil vagas em 43 cursos de graduação.Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência ao local de prova, portando o cartão de inscrição, que foi enviado pelo correio, documento original com foto, lápis, borracha e caneta preta. Segundo a diretora da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), Elaine Fernandes Mateus, a prova se mantém no mesmo formato desde 2006, quando o vestibular passou a ser aplicado em duas fases. "Não haverá nenhuma surpresa. Mas estamos estudando mudanças para o próximo ano", disse. Nesta primeira fase, a UEL vai utilizar 22 locais de prova. O resultado será divulgado no dia 26 de novembro.
O candidato a uma vaga no curso de Administração, Fernando Henrique Lima Lazzarini, de 18 anos, disse estar confiante. "Acho que vou passar", afirmou, otimista. Este é o segundo vestibular de Lazzarini, que prestou para Engenharia Civil no ano passado. Ele garantiu que estudou o suficiente e agora está revisando alguns assuntos, mas sem exageros.
Pedro Henrique dos Santos, 18 anos, disse que estudou bastante e está ansioso. Ele vai concorrer a uma vaga no curso de Direito, o segundo mais concorrido, com 23 candidatos por vaga, só perdendo para Medicina, em que 51 estudantes disputam cada uma das vagas. Nos últimos dias de preparação, ele conta que a rotina de estudos está mais leve. "Estou dando uma revisada no conteúdo", disse. Para ele, a prova da UEL possui textos muito longos e é bastante interpretativa. Apesar da ansiedade, o estudante disse estar otimista. "Tenho de confiar em mim."
Segunda fase
A segunda etapa de provas será realizada nos dias 5, 6 e 7 de dezembro. No primeiro dia, os estudantes terão que fazer uma redação e responder questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura, e Língua Estrangeira. No dia 6, serão aplicadas as provas de conhecimento específico, com 40 questões de duas disciplinas selecionadas por cada curso. Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música realizam a prova de habilidade específica no último dia.



