Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Exame

Enem cobra uso de idiomas no dia a dia

São Paulo - Pela primeira vez, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contará com questões de língua estrangeira – inglês ou espanhol, dependendo da opção feita pelo estudante na hora da inscrição, prorrogada até sexta. Como no restante da prova, o objetivo é que o candidato seja capaz de aplicar seus conhecimentos a situações do cotidiano. Perceber, por exemplo, a função ou o uso social de palavras em inglês (como "new", "kids", "fashion") que aparecem em anúncios publicitários é uma das habilidades que podem ser cobradas no exame.

Desse modo, alunos que não dominam nenhuma das línguas estrangeiras, principalmente os oriundos de escolas públicas, não seriam tão prejudicados. "Tenho só o básico, espero que não cobrem conteúdos muito profundos", diz Acsa Veloso dos Santos, 20 anos, que quer usar o Enem para estudar Engenharia por meio do Sisu, sistema que oferece vagas com base na nota do Enem. Ela optou pelo espanhol, mas não acha que a prova será mais fácil que a de inglês.

Felipe Marinho, 19 anos, também prevê encontrar dificuldades na prova. "Até pensei em fazer es­­panhol, porque é melhor pela compreensão de texto, mas acho que vão pegar na gramática. Preferi então o inglês, apesar de não dominar bem.’’ Ele quer tentar uma vaga para Filosofia pelo Sisu.

Prazo

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o prazo para inscrições foi prorrogado para atender pedidos feitos pelos governadores de Pernambuco e Alagoas, Eduardo Campos e Teotônio Villela. Os dois estados foram assolados por fortes enchentes entre junho e julho. Com isso, o período de pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 35, também foi prorrogado. O boleto deve ser gerado e pago até o dia 20 de julho na rede bancária.

As provas estão agendadas para 6 e 7 de novembro. Estão isentos da taxa os alunos do terceiro ano do ensino médio de instituições públicas. O benefício, no entanto, pode ser requerido também por egressos de escola pública que se declarem carentes. O Inep (órgão do MEC responsável pelo Enem) alerta que quem pedir a isenção deve ter os documentos comprobatórios de carência em mãos, que podem ser solicitados a qualquer momento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.