i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Fotos

Imagens do Enem são postadas em redes sociais durante prova

Fotos do exame e do cartão de resposta postadas no Instagram podem ser verdadeiras

  • PorFolhapress
  • 26/10/2013 10:39

Mesmo sob ameaça de eliminação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), várias imagens da prova e do cartão de resposta circulam hoje em redes sociais. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), uma imagem que foi compartilhada pelo whatsapp, antes do início da prova, é falsa. Outras fotos do exame e do cartão de resposta postadas no Instagram podem ser verdadeiras. O instituto está avaliando a autenticidade das imagens e afirmou que se for comprovada o candidato ligado ao material será eliminado. Também estão sendo distribuídas nas redes imagens ridicularizando a prova e ironizando um eventual vazamento. No início da noite, o Inep deve divulgar um balanço do primeiro dia da prova. Nesta sexta(25), o ministro Aloizio Mercadante (Educação) prometeu mais rigor contra eventuais vazamentos em redes sociais. No ano passado, 65 inscritos foram eliminados por essa situação. "Temos um monitoramento eficiente. No ano passado, em questões de minutos identificávamos quando um participante postava uma foto. Vamos manter esse acompanhamento", disse Mercadante. O sucesso do Enem deste ano é fundamental, na avaliação do governo, para enterrar de vez as críticas à organização do exame, usado hoje na seleção de universidades de todo o país, inclusive todas as federais. O Exame tenta deixar para traz o histórico de problemas. No passado, a realização do exame já passou por falhas de segurança. Em 2009, a prova foi furtada da gráfica que a imprimia por um funcionário do consórcio Connasel, contratado para aplicar o Enem. O exame foi cancelado e uma nova prova foi aplicada aos inscritos. Em 2011, alunos do Colégio Christus, no Ceará, receberam, antes do Enem, material com questões que caíram na prova. Elas estavam em um pré-teste do MEC aplicado na escola em 2010 para verificar o nível de dificuldade da prova e, de acordo com a Polícia Federal, foram copiadas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.