• Carregando...
Confira aqui a prova de Redação |
Confira aqui a prova de Redação| Foto:

Professores comentam o exame

A prova de Compreensão e Produção de Textos da segunda fase do vestibular 2011 da UFPR trouxe cinco propostas de redação, de tamanhos e gêneros variados.

Segundo a professora de Redação do Colégio Bom Jesus Cleuza Cecato, esta variedade mostra uma prova bem elaborada. "Foram temas diretamente ligados ao universo dos jovens, procurando relacionar o indivíduo com a sociedade", aponta.

Confira aqui a análise completa das cinco propostas de Redação.

Na avaliação dos primeiros candidatos que finalizaram as questões da prova de Redação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o exame surpreendeu pela facilidade dos temas e clareza dos enunciados. A dificuldade foi considerada, em geral, mediana.

Karla Vonder Osten, 19 anos, vestibulanda de Terapia Ocupacional, foi a primeira candidata a terminar a prova no Colégio Estadual do Paraná. Para ela, que cursou um ano de Letras, o exame foi tranquilo. ?Estou acostumada a escrever e os temas das questões estavam bem acessíveis?, disse. Karla havia feito o vestibular em 2008 e achou a prova daquele ano mais difícil.

Primeira a terminar a prova no Centro Politécnico, às 15h50, Aryadne Fernandes Ronqui, 19 anos, também considerou a prova fácil. Já aprovada em Jornalismo em uma faculdade particular, ela tenta uma vaga no curso de Farmácia na UFPR. ?Terminei os textos em menos de uma hora. Tive de ficar esperando até o gabarito ser distribuído?, contou.

Letícia Pereira Soares, 18, concorrente do curso de Terapia Ocupacional, preparou-se para a prova estudando temas mais densos, como o vazamento de petróleo no Golfo do México e educação ambiental. ?Pelas conversas com os professores, a expectativa era que fosse algo pior?, afirmou.

Questões trabalhosas

Na opinião dos estudantes, não houve questões mais difíceis, apenas mais trabalhosas. Para Pedro Henrique Gomes, 17 anos, vestibulando de Publicidade e Propaganda, a proposta de resumo foi a mais confusa. ?Era um texto extenso com poucas linhas para sintetizar?, disse.

Segundo a candidata de Zootecnia Júlia Soldi Schuhli, 19 anos, a questão que envolvia gráficos era a que mais exigia atenção. Mesmo assim, ela achou que os exames dos anos anteriores tiveram maior grau de dificuldade. ?Todos na sala de prova estavam bem tranquilos.?

Para Elvis Fritz, 18, que tenta Farmácia, a questão que trazia uma tirinha do cartunista argentino Quino era a mais trabalhosa. ?Cada um tem o seu ponto de vista. A questão exigia um posicionamento. Era preciso entender bem para opinar?, explica.

Vestibulando de Educação Física, Roberto André Hartmink, 18 anos, considerou que a questões de Redação da UFPR estavam mais fáceis que os exercícios do Enem. ?Os enunciados eram curtos e fáceis de compreender. Quem se preparou lendo bastante irá bem?, disse.

Confira uma análise feita pelo professor Sérgio Degrande:

Estudantes atrasados culpam o trânsito

Primeiro dia da segunda fase do vestibular da UFPR provocou congestionamento perto do Jardim Botânico. Hoje os estudantes resolvem as provas específicas

+ VÍDEOS

E você? O que achou da prova? Deixe aqui o seu comentário

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]