
Em sua nona edição, a Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já acumula histórias de duas gerações de universitários.
Para quem sonha com uma vaga na universidade, as experiências e os depoimentos de quem está lá ou já chegou ao mercado de trabalho contam mais do que qualquer guia institucional. Por parte dos veteranos, a reciprocidade pesa muito. Jovens profissionais que um dia chegaram ao evento como indecisos ou curiosos definem como gratificante a ajuda que podem dar aos novos vestibulandos cheios de expectativas.
Apresentar os elementos que a encantaram no estreante curso de Informática Biomédica é o que move Marjorie Rosa e sua equipe na preparação do estande. Aluna do primeiro ano e da primeira turma da nova graduação, Marjorie conheceu essa possibilidade profissional na feira de 2010, quando alunos e professores da faculdade de Ciências da Computação é que representavam a opção. "É um ramo totalmente novo que faz a ponte entre as Ciências Biológicas e da Computação. Lidamos com imagens médicas", explica, com o entusiasmo de quem trabalha para a área ganhar mais espaço.
Como o desafio de expor um curso novo é muito maior do que uma das graduações mais tradicionais, o grupo de Marjorie vem preparando os materiais mais didáticos e interativos possíveis para explicarem o que estudam e fazem. "Além de banners vamos tentar levar algo de biometria e sequenciamento genético para a feira", adianta.A boa apresentação que o pessoal de Engenharia Cartográfica fez em 2009 foi o diferencial para João Pedro Narchi Pizzato, 18 anos, optar definitivamente pelo curso. Embora tenha chegado à feira já pensando na área, as conversas com os universitários e as palestras feitas por professores sobre rotina profissional e oportunidades de emprego eliminaram dúvidas, e um ano depois lá estava João Pedro novamente, desta vez como expositor, ao lado dos mesmos estudantes que o convenceram a fazer a escolha em 2009.
Indecisos
Caminho parecido pode ser trilhado por Euclair José Moreira Veloso, aluno do curso pré-vestibular Direto. Ainda indeciso entre as áreas biológica e ambiental, ele diz acreditar que as conversas com quem estuda e trabalha nesses setores deve ser determinante na opção que fará. "Encontra-se muita informação na internet, mas quem está fazendo o curso tem uma visão mais concreta sobre mercado de trabalho, remuneração etc.", diz Euclair.
Embora admita que vá procurar diretamente os estandes dos cursos que mais lhe interessam, por curiosidade o estudante pretende dar uma olhada em todos os experimentos chamativos que geralmente são expostos no evento.
Fique por dentro do que a feira oferece
Palestras sobre cursos, visitas guiadas aos campi e mais de cem estandes para apresentar o universo da UFPR. Essa é a estrutura da Feira de Profissões. A paralisação dos servidores e a suspensão das aulas comprometeu o cronograma de atividades agendadas, mas é certo que durante os três dias de evento a maior parte dos cursos contará com professores dando palestras sobre grade curricular, mercado de trabalho e questões acadêmicas específicas.
Além do auditório, sete salas serão reservadas aos palestrantes que terão em torno de 45 minutos para expor os detalhes de cada área. Em cada um dos espaços as séries de palestras terão início às 9 horas e terminam às 18 horas. A organização pretende promover ao todo 126 palestras de sexta-feira a domingo. Além dos departamentos acadêmicos, o Núcleo de Concursos da universidade deve usar o auditório para esclarecer dúvidas a respeito do processo seletivo deste ano. Os encontros sobre o vestibular ocorrem nos três dias, às 14 horas.
EstandesOs cursos serão apresentados no prédio do Setor de Ciências Sociais Aplicadas e em tendas montadas no estacionamento. Ao todo, estarão representados 70 cursos dos campi de Curitiba, 15 da UFPR Litoral, 15 empresas juniores, 11 estandes de produtos e serviços ligados à universidade, como intercâmbios e biblioteca, e quatro tendas que servirão como espaços de alimentação, com venda de lanches.
Tour guiadoUma das atividades mais procuradas na feira é a visita guiada pelos campi da UFPR, com paradas e caminhadas por cada um deles. O chamado Univertur é o resultado de uma parceria da organização do evento com o curso de Turismo, que elabora os roteiros e acompanha os estudantes nas visitas. Ao escolher visitar algum dos espaços da universidade na capital, o estudante saberá um pouco sobre a história da instituição, os serviços oferecidos e onde estão localizados os cursos ofertados.O tour ocorre nos três dias de feira, partindo do Campus Jardim Botânico e com duração de duas horas e trinta minutos. As saídas estão programadas para 9 e 14 horas. As vagas são limitadas em 44 lugares por ônibus e não há taxas para o visitante. Inscrições podem ser feitas pelo site do evento ou direto na feira.
Serviço:Feira de Cursos e Profissões da UFPRInformações: www.feiradecursos.ufpr.brData: 2 a 4 de setembro (a confirmar)Local: Câmpus Botânico Setor de Ciências Sociais AplicadasAvenida Prefeito Lothário Meissner, 3.400. Jardim Botânico CuritibaHorários: sexta, da 9 às 18 horas; sábado e domingo, das 8 às 18 horas.
Você irá participar da Feira de Profissões da UFPR? Como universitário ou como vestiba? Comente abaixo!




