Não ver o próprio nome na lista de aprovados do vestibular pode ser muito frustrante para quem se dedicou aos estudos o ano todo. Mas a esperança de ser um calouro em 2011 pode estar nas chamadas complementares. Todo ano a história de repete, candidatos aprovados em alguma faculdade acabam sendo aprovados também em outras e têm de optar por apenas uma, liberando a vaga para quem está na fila de espera.
Mas é preciso ficar atento. O Guia do Candidato da Universidade Federal do Paraná (UFPR) avisa que "é de inteira responsabilidade do candidato verificar todas as chamadas complementares no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) dentro dos prazos". Quando um candidato chamado não faz a matrícula, o próximo habilitado é convocado. Esse mecanismo se dá até que tenha ocorrido 25% do período letivo.
Na UFPR, a próxima chamada acontece na quinta-feita (17), e as seguintes ocorrem nos dias 25/02, 11/03, 24/03, 07/04 e 22/04. De acordo com o Núcleo de Concursos da UFPR, como o aluno não possui a opção por semestre, tanto no ato da inscrição quanto no registro acadêmico, é preciso verificar os candidatos que são remanejados. "Se a vaga em questão é para o primeiro semestre, será convocado o próximo candidato classificado para esta vaga, se for vaga remanescente de 2º semestre, será convocado o próximo candidato classificado", informa o núcleo.
Sisu na UTFPR
Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação (MEC) já realizou três chamadas para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A última foi ontem e a matrícula vai até quarta (16). Ainda serão realizadas outras 12 chamadas pela própria instituição, caso seja necessário. Para participar das próximas convocações é preciso se inscrever na lista de espera do Sisu até quinta-feira (17), pelo site sisu.mec.gov.br. O resultado da primeira chamada complementar da UTFPR sai no dia 22 de fevereiro e a matrícula vai até o dia seguinte.
Informações sobre a documentação, endereço dos câmpus e horário de atendimento estão no edital publicado no site da instituição (www.utfpr.edu.br).
Deixe sua opinião