• Carregando...
Milhares de visitantes conheceram os cursos 
da Federal e participaram das atividades na edição do ano passado | Gazeta do Povo
Milhares de visitantes conheceram os cursos da Federal e participaram das atividades na edição do ano passado| Foto: Gazeta do Povo

Destaques

Confira algumas das atrações do evento deste ano:

- No estande de Engenharia Mecânica, os visitantes encontrarão veículos desenvolvidos por alunos da graduação para concursos nacionais;

- O curso de Agronomia fará distribuição de mudas de plantas;

- O curso de Odontologia trará o Ônibus Odontológico para o atendimento da população;

- Como todos os anos, os estudantes de Física apresentarão uma série de experiências, com a explicação teórica dos fenômenos observados na prática;

- Durante a feira, você poderá conhecer o mais novo curso da UFPR, Informática Biomédica, que será ofertado pela primeira vez no vestibular.

Resultados

Veja alguns números sobre a feira do ano passado*:

71% dos visitantes do ano passado eram de Curitiba e 11% vinham da região metropolitana. Mas o evento também recebeu estudantes de Santa Catarina e de outras cidades do Paraná.

75% dos visitantes afirmaram que a feira esclareceu as dúvidas sobre a profissão que desejavam seguir, 13% disseram que esclareceu em parte e 12% que não esclareceu.

18% dos visitantes mudaram de opinião sobre o curso que pretendiam fazer em função das informações obtidas na feira.

*Foram aplicados 524 questionários aos visitantes da Feira de Profissões UFPR 2009. O levantamento foi feito pela JR Consultoria, empresa júnior do Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

Palestras

Confira aqui o cronograma de palestras da feira de Cursos e profissões da UFPR

  • Priscila participou da feira do ano passado como vestiba. Neste ano, como estudante da Federal, ajudará na organização do evento
  • Sandra, que faz Turismo na Federal, trabalhará na organização da feira pelo segundo ano consecutivo e espera ajudar os vestibas a conhecer melhor os cursos da UFPR

Se você ainda não definiu qual carreira seguir tem neste fim de semana uma oportunidade para conhecer cerca de 90 profissões diferentes, tudo em um mesmo lugar. Até domingo (22 de agosto) será realizada em Curitiba a oitava edição da Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Confira no Blog Lingua Solta tudo o que rola na Feira.

"O objetivo é divulgar os cursos para a comunidade externa, principalmente para estudantes de ensino médio. Apresentaremos todas as graduações, inclusive aquelas ofertadas na UFPR Litoral (em Matinhos), em Pontal do Paraná e Palotina", afirma a produtora cultural Geny Santos Nowisck, da assessoria de comunicação social da Federal, setor responsável pela organização do evento.

Cada curso tem o seu estande, onde professores e alunos da graduação apresentam as disciplinas, a rotina da profissão e o mercado de trabalho. Os visitantes podem conversar com estudantes que entraram há pouco tempo na faculdade e, justamente por isso, conhecem bem as angústias dos vestibas. "O visitante tem contato com um público mais próximo a ele e se sente mais à vontade, tem mais liberdade para fazer perguntas", explica Geny.

Além dos estandes, a UFPR programou bate-papos sobre escolha da carreira, conferências com profissionais de diversas áreas e palestras para esclarecer dúvidas a respeito do próximo vestibular. Vale lembrar que neste ano, 10% das vagas de cada curso da UFPR serão preenchidas exclusivamente pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os estudantes também poderão conhecer melhor a universidade por meio do Tour Guiado, um passeio feito de ônibus por setores e laboratórios da UFPR. O tour é organizado em parceria com o curso de Turismo, que elabora os roteiros e acompanha os estudantes nas visitas. Há vários itinerários. "Contamos com a participação dos próprios alunos da UFPR na organização da feira. Além dos alunos de Turismo, temos o apoio da Prattica, a agência júnior do curso de Relações Públicas, e da JR Consultoria, empresa do Setor de Ciências Sociais Aplicadas", afirma Geny.

Do outro lado

Foi durante a feira do ano passado que Priscila Carvalho Dill, 17 anos, hoje no primeiro ano de Relações Públicas na Federal, bateu o martelo quanto à escolha do curso. Até então indecisa entre RP e Odontologia, a estudante se encantou com a área de Comunicação Social. No evento ela descobriu que depois de entrar na universidade teria a oportunidade de trabalhar como voluntária na agência experimental do curso de RP. E foi o que fez. Como um dos trabalhos dentro da agência, ela ajuda a divulgar a feira deste ano e organizar a logística das palestras. "No ano passado eu fui como vestibulanda, toda preocupada. Agora estou ajudando. É bem gostoso", diz.

Aluna do segundo ano de Turismo, Sandra Dalila Corbari, 18 anos, também participa da organização, pelo segundo ano consecutivo. "Fui encarregada de cuidar do Tour Guiado. Farei um treinamento com alunos do curso que vão trabalhar como guias. Estou organizando uma espécie de tour de reconhecimento, para que saibam o que e quando eles têm de falar durante o roteiro", explica. A estudante considera que o trabalho colabora com o desenvolvimento profissional dos estudantes. "A minha profissão exige contato com o público e na feira tenho a chance de falar, de me expressar", afirma.

Serviço:8ª UFPR Cursos e Profissões: uma feira de ideias para o seu futuro. Entrada gratuita.Data: 20 a 22 de agosto (sexta a domingo).Horário: das 8 às 18 horas.Local: câmpus Jardim Botânico (Av. Professor Lothário Meissner, 632. Curitiba).Tour Guiado: as visitas são gratuitas, mas precisam ser agendadas com antecedência pelo (41) 3360-5128 ou pelo e-mail garbelotti.ray@gmail.com Informações: www.feiradecursos.ufpr.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]