
Veja o que dizem Paulo Sérgio Maniesi e Paulo Roberto Fiatte, professores de Física do Dom Bosco
Após um longo e exaustivo semestre vencendo obstáculos a cada dia, sempre focado na aprovação e se dedicando ao máximo, chegou a hora de boas e merecidas férias. E agora, que o ritmo muda bruscamente, vem a pergunta: o que fazer?
O bom senso deve sempre prevalecer, ou seja, colocar a matéria em dia para quem deixou alguma coisa para trás é interessante para os primeiros dias. E depois muito descanso, passeios, se permitir ficar alguns dias sem fazer absolutamente nada (sem peso na consciência). E, claro, é sempre bom curtir a família, os amigos, bons filmes, um bom livro e não esquecer de praticar esportes. Uma caminhada de 30 minutos todos os dias é uma ótima opção para ajudar a manter o ritmo forte no segundo semestre.
Dicas para descansar e aprender um pouco mais de física:
Leve gostoso e útil para o vestibular , numa linguagem acessível e de qualidade é "O que é a Teoria da Relatividade" de L.Landau e Y. Rumer, com tradução de Giorgio Moscati, da editora Hemus.
" Universo Elétrico", David Bodanis é outra indicação. O livro explica de forma clara e interessante as forças maravilhosas que conhecemos como eletricidade e apresenta os virtuoses da ciência que descobriram os sés segredos. David Bodanis foi professor na Universidade de Oxford e é autor do best seller internacional E=mc². O filme "Quem somos nós" é um bom material para entender melhor a física moderna.
Outra sugestão é fazer uma visita ao planetário do Colégio Estadual do Paraná. Mais informações no www.cep.pr.gov.br



