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O concurso vestibular da UFPR no Litoral, realizado no final de junho, em sua segunda fase que é única e tem valor de 60 pontos no somatório final da nota, apresentou cinco propostas textuais.Cada tem valor final de 1,2 pontos o que permite a relação de conceitos que atendem a premissa da linguagem culta, do atendimento e cumprimento integral do comando efetivado e das relações próprias de cada "tipo de texto". Os Gêneros Textuais precisam de reconhecimento, análise, e exercício, pois se sabe de longa data que os concluintes do ensino médio e os egressos em grande percentual descumprem o que se colocou como essencial em cada proposta. A prova do litoral desafiou os candidatos a dissertar de forma argumentativa, analisar um tira, progredir a mensagem inicial de texto, resumir e transportar um texto da primeira para a terceira pessoa. Um candidato que desconhece a abordagem específica que deve ser encaminhada para cada texto, certamente terá dificuldades ainda maiores e infelizmente os resultados na maioria dos casos é a pontuação mínima ou se muito, um resultado que não colabora com a pontuação classificatória que cada curso traz. Para dissertar o aluno do ensino médio necessita de embasamento crítico-construtivo, ou seja ele deve usar os argumentos de prova concreta e de autoridade. Esses vêm no sentido claro da embasamento que se dá ao texto. "Dizer por dizer" uma opinião não reflete a excelência de uma opinião que elege certa tese e a comprova, eis o objetivo, comprovar uma opinião a mantendo no campo da tese, usando e muito para isso a "verborragia" advocatícia e a "verborragia" jornalística. Uma sustenta o que escreveu, outra elenca informações. No que concerne a análise de uma tira, a citação da fonte originária da ilustração com menção ao autor e veiculo, o jornal Gazeta do Povo é fundamental. Os aspectos da paz demonstrados pelos elementos verbais e não-verbais requer uma leitura apurada do sentido amplo que o desenhista privilegiou. No caso, Cesar, enfatizou a impossibilidade de paz no contexto mundial. Por sua vez o Resumo, tipologia textual mais recorrente desde 1996, bem como na transposição de um discurso, a capacidade de síntese do texto base, a citação da fonte de origem do diálogo, na transposição ou do texto a ser resumido é mais do que relevante, praticamente obrigatória. Todavia, um diferencial existe nesses gêneros tão familiares, a passagem do discurso direto para o indireto requer a menção ao que se perguntou, ou seja, o candidato deve evidenciar que se trata de uma entrevista de um veículo de comunicação em relação a um entrevistado. Por fim, esse concurso em referência, importante para o treinamento com vistas a prova do final do ano, trouxe a progressão textual. Dar continuidade a um texto iniciado, na maior parte das vezes e foi o caso, concluir em poucas linhas. Por tudo isso, praticar com essas propostas descritas, submeter a correção e permanecer escrevendo são diferenciais que promovem o sucesso que se espelha pela maior pontuação que em conseqüência angaria a aprovação.

Exercícios propostosQuestão 01Leia abaixo um fragmento da entrevista concedida pelo jogador Romário, à revista IstoÉ de 03 de junho de 2010.

Istoé - O que o levou a ingressar na política?

Romário - Fui convidado a entrar na política há oito anos, mas sempre me esquivei por achar que não é minha área. Sou um cara de comunidade – na minha época, a gente chamava de favela mesmo. Vim do Jacarezinho (favela carioca), passei necessidade. Agora que definitivamente não jogo mais futebol, não quero ser treinador e ser dirigente do América não vai contra eu ser político. Cheguei à conclusão de que essa era a minha hora. O Brasil atravessa um momento legal para o esporte. A próxima Copa do Mundo será aqui e o Rio de Janeiro vai sediar a Olimpíada daqui a seis anos. Então, acredito que, através do esporte, eu possa ajudar os mais jovens, principalmente os das comunidades. Tirar essas crianças desse mundo – vamos chamar de errado – que a gente vê. Cada dia cresce mais esse negócio de crack, muita droga. As crianças saindo do colégio para virar fogueteiro de tráfico. Através do esporte, quero mudar isso.

Istoé - Por que escolheu o PSB?

Romário - Acho o PSB um partido muito simpático. Tem essa coisa do social, já milita nisso, tem experiência nessa área. Passei para o presidente do partido (deputado federal Alexandre Cardoso) algumas vontades minhas, que seriam os meus objetivos, o que eu quero abraçar, as causas, e ele me apoiou 100%. Daí a escolha pelo PSB.

Istoé - Então você não é, ideologicamente, um socialista?

Romário - Essa coisa de ideologia vai muito de cada um, do momento. O meu momento, hoje, é o seguinte: é fazer coisas que tenho certeza que posso fazer, mas que, infelizmente, só posso fazer na política.

Escreva um texto de 8 a 10 linhas, em discurso indireto, relatando os motivos pelos quais Romário quis entrar na política e o que o fez escolher o PSB como partido para se lançar candidato.

Questão 02A reportagem abaixo, publicada no site Paraná Online, em 22/02/2010, trata da questão do lixo na Ilha do Mel. Escreva um parágrafo, de 5 a 7 linhas, dando uma conclusão à reportagem. Seu texto deve ter: - articulação com os parágrafos anteriores. - informações adequadas à progressão do texto. - sua opinião sobre a atitude das crianças do projeto Força Verde. Setenta e cinco quilos de materiais recicláveis foram recolhidos na Ilha do Mel no fim de semana por mutirão formado por 15 crianças do projeto Força Verde Mirim, a parceria da Polícia Militar com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. No trabalho, o grupo foi acompanhado por 17 crianças moradoras da ilha.

Papéis, plásticos, vidros, pedaços de colchões, pneus, guarda-chuvas, potes e latas de cerveja e refrigerante estão entre os materiais recolhidos. "Essas crianças representam aqui mais de uma dezena de turmas do projeto em todo o Paraná. Além de conhecerem um dos santuários da natureza no Estado, recolhem lixo deixado por visitantes descuidados", disse o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues.

Questão 03Faça um resumo do texto abaixo em até 10 linhas.

ADOÇÃO Hoje é o Dia Nacional da Adoção, boa oportunidade para discutir, em ano de eleições gerais, que papel positivo o Congresso Nacional pode ter para o país e para os cidadãos. Creia, nem tudo são mensalões, cuecões e contas bilionárias no exterior. O Estatuto da Adoção, sancionado em agosto de 2009, foi bastante discutido, até ser aprovado em plenário num piscar de olhos, por voto simbólico de lideranças. Cria regras e prazos em favor de um encontro que define destinos para sempre: o de pais que procuram filhos com o de filhos em busca de pais.

Num resumo rápido: o cadastro nacional passou a ser levado a sério; foi contemplada a possibilidade de a criança ficar na família biológica, ao ser adotada por avós e tios; o juiz passou a ter um prazo de 30 dias para cadastrar as crianças que chegam aos abrigos. Além disso, a polêmica questão da adoção por estrangeiros foi regulamentada. Se havia juízes radicalmente contra pais do exterior, por preconceito ou ideologia, e juízes radicalmente a favor, por considerarem que "era melhor" para os adotados, agora eles têm que se guiar pelo mesmo estatuto, pelas mesmas regras. A adoção já não pode ser por intermédio de qualquer advogado, de qualquer pessoa, mas sempre por uma agência reconhecida no país de origem e no de destino. A avaliação não é mais por preconceito a favor ou contra. Nem de uma única cabeça, uma única sentença.

A lei não é uma solução para tudo, muito menos para a estigmatização de crianças negras, mais velhas ou com algum tipo de deficiência, mas a soma de boas leis e cidadãos mais esclarecidos e mais humanos gera um país, uma sociedade e um futuro melhores.

É por essas e tantas outras que a educação e o voto consciente são fundamentais, uma verdadeira prioridade nacional. E eles andam juntos, passo a passo. (Eliane Cantanhêde, Folha de São Paulo, 25/05/2010.) * Professor do Decisivo

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