
Vestibulanda de Ciências Contábeis, Kelly Haenish terá neste ano mais uma opção além da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A partir de agora, o curso será ofertado também pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), a antiga Escola Técnica da UFPR. Até 2009, a UFPR era a única instituição pública a oferecer a graduação em Curitiba. "Descobri há duas semanas, na feira de cursos do instituto, que eles oferecerão Ciências Contábeis. Com certeza, é importante ter uma nova opção. A Federal é uma boa universidade, mas é muito concorrida", afirma ela, que tem 23 anos e estuda no Dom Bosco.
O curso é uma das opções de graduação da antiga Escola Técnica, que foi transformada em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia pela Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Com a mudança, o IFPR passa a oferecer cursos de todas as etapas e modalidades de ensino, da educação básica à pós-graduação. O instituto precisará destinar 20% das vagas para licenciaturas e cursos especiais de formação de professores, 50% para cursos técnicos e 30% para cursos de graduação e pós-graduação.
Além de Ciências Contábeis (noturno), o IFPR ofertará em Curitiba, para o primeiro semestre de 2011, o curso de Gestão Pública (noturno). No interior, serão abertos os seguintes cursos superiores: Licenciatura em Física (noturno) e Tecnologia em Manutenção Industrial (noturno), no câmpus de Paranaguá; e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (matutino), em Londrina. Para o segundo semestre de 2011, a previsão é de que sejam oferecidas mais nove graduações, todas em Palmas: Administração, Ciências da Natureza, Direito, Engenharia Agronômica (com foco em Agroecologia), Licenciatura em Educação Física, Letras Português/Inglês, Licenciatura em Artes, Pedagogia e Sistemas de Informação.
De acordo com a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPR, Neusa Nery, outros cursos superiores serão implantados de forma gradual nos próximos anos. "Antes de ofertarmos novas graduações, serão feitas audiências públicas nos municípios para saber qual é a vocação de cada região. Haverá o atendimento à demanda dos arranjos produtivos locais", explica. Segundo Luiz Gonzaga Alves de Araújo, professor que exerce temporariamente a Reitoria do IFPR, o instituto oferece cursos em 16 cidades de todo o Paraná: Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Londrina, Jacarezinho, Para-naguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama, Palmas, Cam-po Largo, Assis Chateaubriand, Ivaiporã, Cascavel, Ortigueira e Cruzeiro do Oeste.



