Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Enem

Justiça ouve testemunhas sobre vazamento de prova

Teve início por volta das 14 horas de hoje uma nova audiência para ouvir mais cinco testemunhas no processo que apura o vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorrido no ano passado.

A audiência, fechada ao público porque o processo tramita sob segredo de Justiça, é presidida pelo juiz federal Nino Toldo, na 10ª Vara Federal Criminal de São Paulo. Novas audiências estão previstas para os dias 22 e 23 de setembro, quando serão ouvidas testemunhas de defesa e realizados os interrogatórios dos acusados.

A primeira audiência do caso ocorreu em 18 de agosto, com o juiz Márcio Rached Milani, da Justiça Federal de São Paulo, que ouviu quatro das 11 testemunhas escaladas. Entre as quatro testemunhas - todas de acusação - estavam o editor do jornal O Estado de S. Paulo Sergio Pompeu e a jornalista Renata Cafardo.

Os depoimentos foram acompanhados pelos réus - Felipe Pradella, considerado o mentor do vazamento, Marcelo Sena Freitas, Filipe Ribeiro Barbosa, Gregory Camillo e Luciano Rodrigues - e seus advogados, pela defesa do consórcio que organizava o Enem e por promotores.

O vazamento da prova foi revelado pelo jornal, após dois homens tentarem vender o exame por R$ 500 mil. A reportagem avisou o Ministério da Educação (MEC) sobre o vazamento. O Enem, que ocorreria em outubro de 2009, foi adiado para dezembro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.