
As áreas de atuação do geólogo ampliaram bastante nos últimos dez anos. Empresas públicas ou privadas, pesquisa em universidade até escritório particular estão entre as inúmeras opções. Confira:
Planejamento urbano e ambientalO geólogo trabalha em parceria com os órgãos dos estados e prefeituras na elaboração de planejamento das áreas urbanas e no controle de preservação do meio ambiente. "Hoje temos uma população urbana imensa, que só tende a crescer. Com o aumento dessa demanda, a necessidade de geólogos trabalhando no planejamento das cidades deve aumentar", explica o coordenador do curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rualdo Menegat. A contratação é por concurso público ou por empresas terceirizadas que trabalhem com os municípios.
Investigação em órgãos de justiçaO profissional de geologia também trabalha com laudos técnicos, seja de obras ou de territórios. Por isso ele atua em órgãos de investigação da justiça brasileira, como o Ministério Público. A admissão é por concurso.
Mineração É uma das áreas clássicas da profissão. Trabalha diretamente no solo e no escritório, com investigação, descoberta e análise de minerais. Há vagas frequentes em grandes empresas de mineração do país. A Vale contrata por meio de análise curricular.
PetrologiaPesquisar locais de produção de petróleo é a principal atividade do geólogo que escolhe esse ramo. A Petrobrás, por meio de concurso público, é a que mais contrata geólogos dessa área do país. Segundo o geólogo Adali Ricardo Spadini, que trabalha na empresa há 36 anos, o estudante sai da faculdade sem muita experiência com pesquisa em petróleo, mas a empresa faz diversos treinamentos e cursos de qualificação. "É uma área bem ampla. Aqui dentro da Petrobrás trabalho com treinamento e também diretamente na área de exploração petrolífera. Já viajei para vários países e por muitos lugares dentro do próprio Brasil. É um caminho dentro da geologia com um mercado bem grande", conta.
Geotectônica Estudar a movimentação das placas e analisar as área de risco para buscar alternativas preventivas, essa é a principal função do geólogo que escolhe a geotectônica. De acordo com o Menegat, muitas catástrofes poderiam ser evitadas se as cidades investissem mais no trabalho do geólogo.
Geologia Ambiental Trabalhar com cuidado do meio ambiente também faz parte das habilidades do profissional de geologia. Análise hidrográfica, por exemplo, entra nas atividades da área ambiental. A estudante do último ano da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Amanda Vieira de Mello, conta que entrou na faculdade com a ideia de trabalhar com meio ambiente. Hoje faz estágio em uma empresa desse ramo, analisando relatórios . Por enquanto ela fica dentro do escritório, mas tem uma equipe que faz o trabalho de campo. "Pretendo me formar e seguir nessa área. Tem bastante campo aqui em Curitiba", conta.



