• Carregando...

O livro é uma peça de teatro escrita por Bosco Brasil. A obra foi escrita em 2001, encenada pela primeira vez em 2002 e publicada apenas em 2005. Narra a história de um judeu polonês Clausewitz, refugiado da Segunda Guerra Mundial, que tenta conseguir, depois de já ter obtido o visto, o carimbo de entrada no Brasil. O polonês depende da boa vontade de Segismundo, um antigo policial torturador, acostumado à brutalidade, que agora trabalha na polícia política do governo.

Assista à análise em vídeo, feita pelo professor Fábio Bettes

Clausewitz se apresenta como agricultor e insiste em convencer o duro Segismundo a dar-lhe a nacionalidade brasileira. O Brasil, advoga o polonês, precisa de pessoas como ele para a lavoura. Segismundo, decidido a negar a petição, desafia o polonês a fazê-lo chorar e promete conceder o visto caso ele o consiga. Clausewitz começa então a declamar fragmentos da obra "A vida é sonho", do autor espanhol Pedro Calderón de la Barca, cujo protagonista também se chama Segismundo. O policial, que não conhecia a obra, começa a derramar lágrimas. Surpreendido com a própria reação, Segismundo decide conceder o salvo-conduto a Clausewitz.

Nesse momento, o polonês revela a sua verdadeira profissão: ator. O livro termina com uma ode à arte e ao teatro com a tese de que o Brasil não precisa de mais agricultores e sim de mais teatro:

"(...) Olha, eu sei que o Brasil precisa de braços para a agricultura, mas eu sou ator. Esta é a minha profissão. Eu ainda não sei para que serve o Teatro no mundo depois da Guerra. Só sei que eu tenho que continuar a fazer o que sei fazer. Um dia alguém vai saber para que serve. Se serve. Para mim me basta fazer. Fazer teatro", afirma Clausewitz.

Tempo e espaçoToda a história acontece no dia 18 de abril de 1945, na alfândega do Rio de Janeiro.

Característica do livroA obra é metalinguística, ou seja, usa a linguagem para falar da própria linguagem. No caso de "Novas Diretrizes em Tempos de Paz", o autor adota uma peça de teatro para discutir a função do gênero teatral.Fonte: Professor Fábio Bettes, do Curso Positivo.

Livros UFPR 2011/2012 | 5:43

O livro, escrito em 2001, narra a história de um judeu polonês Clausewitz, refugiado da Segunda Guerra Mundial, que tenta conseguir, depois de já ter obtido o visto, o carimbo de entrada no Brasil. Assista à análise do professor Fábio Bettes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]