• Carregando...

A obra O pagador de promessas, escrita na década de 1960, não apresenta forte vinculação com um estilo literário específico, mas contém traços da segunda fase do Modernismo, como o regionalismo e a crítica social. Dias Gomes mostra o conflito entre o homem simples do campo, representado por Zé do Burro, e o homem urbano dissimulado.

Também há um confronto claro entre a visão religiosa do homem do povo, mais emotivo, e o posicionamento burocrático e inflexível da Igreja Católica. A história se passa em Salvador e inclui figuras regionalistas, como o poeta de cordel, a mãe-de-santo e os capoeiristas. O texto apresenta unidade de tema (a teimosia do herói), tempo (a história transcorre ao longo de um dia) e espaço (todos os acontecimentos se passam diante da igreja de Santa Bárbara). Os diálogos são secos e rápidos.

GêneroLiteratura Dramática

NarradorNa literatura dramática não há narrador, pois a história é contada em forma de diálogos.

Personagens principaisZé do Burro: Homem do campo, bom, ingênuo e corajoso, porém, obstinado. Há uma analogia entre esse personagem e o burro, animal que não é estúpido e sim teimoso. Como parte da promessa que fez, o protagonista doa parte de suas terras a lavradores pobres e é visto por isso como um revolucionário.Rosa: Mulher de Zé do Burro. Mostra-se impaciente, fútil e parece sexualmente insatisfeita (o que é ressaltado por Dias Gomes nas rubricas, as anotações feitas pelo autor para orientar a peça).Padre Olavo: Representa a Igreja Católica. É jovem e honesto, mas intransigente.Bonitão: Cafetão sedutor, malandro e golpista. Envolve-se com Rosa.

TempoA história se passa na época em que foi escrita (década de 1960) e transcorre ao longo de um dia. Questões em pauta no período aparecem na obra, como o anseio pela maior liberdade religiosa, a intolerância da Igreja Católica com relação a outros credos e o tratamento do homem do campo como ignorante.

EspaçoTodos os acontecimentos se passam diante da Igreja de Santa Bárbara, em Salvador, na Bahia.

Fonte: Ênio José Ditterich, mestre em Literatura pela UFPR

Veja uma questão elaborada pelo professor Enio Ditterich:

Sobre o livro O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, apenas uma afirmativa é INCORRETA. Identifique e marque-a:

a) Embora o episódio se passe em lugar bem definido, diante da igreja de Santa Bárbara, em Salvador, Bahia, e haja alguns elementos de regionalismo (o tabuleiro da baiana, o poeta de cordel), o espaço não é essencial e a peça tem características universalizantes.

b) Existe um confronto entre dois universos: o rural e o urbano; neste, as pessoas, em sua totalidade, se mostram egoístas, avessas à solidariedade, não ajudando nem aqueles que se igualam pela miséria, fato que leva Zé do Burro ao suicídio em praça pública.

c) Rosa traiu seu marido por razões que não ficam bem explícitas, mas sugeridas: ciúme da devoção exagerada do marido pela santa, carência sexual, ingenuidade diante de um cafetão esperto que a seduziu, Bonitão.

d) A obra tem forte conotação político-social, pois o autor aborda um tema há muito em evidência no Brasil: a reforma agrária; Zé do Burro distribuiu parte de sua terra e sugere que a terra deve ser de quem nela trabalha.

e) Mesmo sendo uma peça teatral moderna, sua estrutura é clássica, uma vez que segue os padrões de unidade temporal (das 4h30min às 18h), temática (o compromisso do herói com sua promessa) e espacial (tudo acontece diante da igreja).

Resposta: b)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]