• Carregando...
Ciro Campos | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Ciro Campos| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Calendário

Fique de olho nas datas:

Primeira etapa (mudança de turno, habilitação e câmpus)13 de agostoDivulgação do edital e início das inscrições

22 de agostoPrazo final do período de inscrições

25, 26 e 27 de agosto Entrega de documentação

Até 3 de setembro Divulgação do edital dos aprovados

Segunda etapa (transferência externa)As inscrições começam em setembro e cada modalidade tem um calendário próprio, disponível no site do programa (www.provar.ufpr.br).

Dados

Confira alguns números do Provar 2010/2011:

- No total, serão ofertadas 1.456 vagas remanescentes, 619 na primeira fase e 837 na segunda.

- 17 cursos não vão oferecer vagas no Provar deste ano: Agronomia; Artes Visuais (bacharelado e licenciatura); Ciência da Computação; Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas); Enfermagem; Engenharia Ambiental; Angenharia Civil; Engenharia Florestal; Farmácia; Filosofia; História; Letras (Espanhol-Portugês, Espanhol, Inglês-Português, Inglês, Polonês, Português, Português-Italiano, Latim, Grego, Alemão); Medicina; Nutrição; Oceanografia; Odontologia; Terapia Ocupacional.

- 6 graduações ofertarão vagas apenas para a primeira etapa: Administração, Economia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Educação Física e Música.

  • Larissa Vatzco

Depois de passar um ano suspenso, o Programa de Ocu­pação de Vagas Rema­nes­entes (Provar) da Universi­dade Federal do Paraná (UFPR) será retomado em 2010, desta vez com novas regras. O objetivo do Provar é preencher as vagas que surgem durante o ano quando estudantes aprovados no vestibular reprovam ou desistem do curso. Portanto, se você estuda de manhã e quer mudar para o período da noite ou passou em uma instituição particular e não está conseguindo bancar as mensalidades, essa é a chance de conseguir uma transferência.

Os aprovados neste Provar começarão as aulas em 2011. O programa terá duas fases. A primeira será destinada a alunos da UFPR que queiram mudar de turno, habilitação ou câmpus. Na segunda etapa, a universidade ofertará as seguintes modalidades: mudança de curso dentro da UFPR; transferência de outra instituição para a Federal; reintegração de ex-alunos que haviam cancelado a matrícula; complementação de estudos, para estudantes formados na UFPR que queiram fazer outra habilitação dentro do mesmo curso; e aproveitamento de curso superior, destinada a profissionais formados pela Federal e que tenham interesse em cursar outra graduação.A coordenação de cada curso terá autonomia para estabelecer o número de vagas ofertadas em cada modalidade e também poderá preencher até 50% das vagas ociosas da segunda etapa do Provar com estudantes classificados no vestibular que não foram convocados nas chamadas complementares. Regras

Cada modalidade terá regras próprias. Na reopção de curso, caberá ao colegiado da graduação escolher um ou mais dos seguintes critérios para selecionar os estudantes: prova de habilitação específica, com fixação de nota mínima; maior número de disciplinas concluídas; maior Índice de Rendimento Acumulado (IRA); maior escore no vestibular. No último caso, o estudante não poderá ter tirado menos do que o último convocado na última chamada do curso. O candidato também deverá comprovar que está matriculado na mesma graduação que pretende cursar na UFPR ou em um curso afim. Os cursos afins serão definidos pelo colegiado.

"Bateu o arrependimento"

Larissa Kruger Vatzco, 22 anos, entrou no curso de Jornalismo da UFPR em 2005 e dois anos depois fez o Provar com objetivo de mudar para Direito. Na época, a seleção foi feita com base nas notas do vestibular. "Até gostava das matérias mais teóricas de Jornalismo, mas não gostava de fazer entrevistas, por exemplo. Também percebi que o mercado de trabalho era bem complicado e começou a me bater o arrependimento", diz ela, que entrou no primeiro ano de Direito. Em 2009, Larissa passou em um concurso do Tribunal de Justiça, onde trabalha atualmente.

Mudança de cidade

Estudante de Jornalismo, Ciro Campos, 22 anos, participou do Provar em 2008 e conseguiu a transferência de uma universidade particular de Londrina para a UFPR, no mesmo curso. Ele conta que na época foram abertas cinco vagas em Jornalismo. "Era uma intenção antiga morar e estudar em Curitiba, porque aqui há mais oportunidades de estágio do que no interior e mais opções depois da formatura", diz. Ciro estava no quinto período do curso quando se inscreveu no Provar. Para entrar na UFPR, precisou fazer uma prova discursiva com conteúdos específicos da graduação.

Cada modalidade do Provar tem regras específicas. Para ver as normas e o calendário completo do programa acesse o edital no www.provar.ufpr.br

Siga o Vestibular no Twitter!

Veja aqui os cursos que não oferecem vagas para o Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]