• Carregando...
Lorayne Veri passou pelo vestibular estendido e garantiu uma das vagas de Matemática Industrial. | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Lorayne Veri passou pelo vestibular estendido e garantiu uma das vagas de Matemática Industrial.| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Neste ano

Confira como será o calendário do próximo vestibular da UFPR:

Até 16 horas de 19/set — inscrições pelo site www.nc.ufpr.br

Até 29/ago — período para pedir isenção de taxa

19/set — fim do prazo para pagamento da taxa de inscrição

23/set — fim do prazo para trocar de curso ou idioma

30/set a 3/out — banca de avaliação de candidatos a vagas para deficientes

12/out — prova específica de Música

2/nov — 1ª fase do vestibular (prova de Conhecimentos Gerais)

30/nov e 1º/dez — 2ª fase do vestibular (provas de Redação e específicas)

1º semestre letivo de 2015 — 3ª fase do vestibular para candidatos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial

Veja também

    Em busca de candidados mais comprometidos e na tentativa de driblar a alta evasão nos cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial, a UFPR adota desde 2005 o Processo Seletivo Estendido (PSE), que colocou uma terceira fase de seleção aos vestibulandos dessas graduações. Os estudantes que passam por essa longa etapa podem ser encarados como os últimos combatentes de uma guerra, em que são poucos os que sobrevivem.

    Durante um semestre letivo, os vestibas cursam duas disciplinas básicas para recuperar conteúdos escolares e demonstrar habilidades com cálculos. As aulas ocorrem em três dias da semana e, nos dias livres, os estudantes têm a chance de esclarecer dúvidas em monitorias. "O PSE é quase uma terapia. O aluno se espanta com o conteúdo e com a liberdade do ensino superior e precisa andar com as próprias pernas. Muitos acabam não administrando isso direito e desistem", afirma o coordenador do curso de Matemática, José Carlos Corrêa Eidam.

    Para se manter no páreo, o candidato é submetido a quatro provas de cada disciplina. Para ser aprovado, a média das três melhores notas deve atingir pelo menos 50 pontos (em uma escala de zero a 100). Depois disso, mesmo com mais de dois candidatos por vaga, os cursos não conseguem preencher todas as turmas (veja gráfico abaixo). "Dos alunos que entram, ainda temos uma evasão de cerca de 35%. Isso é reflexo da escola pública, que não prepara o aluno direito, e da desvalorização do ofício de professor", considera Eidam, que não vê risco aos cursos devido à grande demanda por professores nas escolas.

    Persistência

    Empolgada com a aprovação, Lorayne Veri, 18 anos, está entre os 10 calouros de Matemática Industrial deste ano. Ela considera o PSE uma boa oportunidade para que os candidatos identifiquem as afinidades que têm com o curso e demonstrem a vontade que têm em seguir na graduação. "Com o processo, vemos a persistência dos alunos. Nas primeiras provas fui muito mal e até pensei em desistir, mas fui adiante. Com o que aprendemos, chegamos nivelados à graduação", conta.

    0 COMENTÁRIO(S)
    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros

    Máximo de 700 caracteres [0]