• Carregando...
Durante as férias de verão, os membros do CAHS organizam a maior parte dos eventos que ocorrerão ao longo do ano | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Durante as férias de verão, os membros do CAHS organizam a maior parte dos eventos que ocorrerão ao longo do ano| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

De olho na diversão

Os centros acadêmicos também estão em período de preparar festas de integração entre os alunos. O estudante Gastão Vandoná é membro do Centro Acadêmico Nilo Cairo, do curso de Medicina da UFPR, e não ficou parado nas férias, principalmente na segunda metade de janeiro, já que precisava organizar as atividades para o início das aulas. Ele e outros 15 estudantes tentam manter a sede – que fica em um espaço fora da Universidade – funcionando o ano todo.

"Se algum aluno quiser conhecer o lugar, saber como funciona, pode aparecer lá. É muito difícil que não tenha alguém", comenta. Um dia depois da matrícula dos calouros,no dia 3 de fevereiro, o centro acadêmico prepara uma festa para todos os estudantes. A ideia é que aconteça integração antes mesmo do início das aulas.

Os centros acadêmicos (CAs) estão a mil. Mesmo sem aulas, há muito o que fazer, desde preparar a recepção dos calouros até planejar o calendário de eventos para os próximos semestres. Alguns dos estudantes envolvidos continuam indo às sedes, enquanto outros fazem suas tarefas por e-mail ou telefone. "Temos um centro acadêmico muito atuante, então sempre há atividades", conta a aluna do 4.º ano de Direito da Univer­sidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Centro Acadêmico Hugo Simas (CAHS) Amália Daki.

Entre as tarefas está a organização de materiais – como adesivos e mochilas – para vender no dia da matrícula – e o preparo de um manual com instruções e informações sobre a universidade e o curso de Direito. Os membros do CAHS também organizam a primeira semana de aula para os calouros, que é composta por várias palestras com profissionais da área.Mas o trabalho não se restringe à recepção dos novos alunos. Os veteranos correm para organizar o calendário de eventos que acontecerão durante todo o ano letivo.

"Essa é a hora de pensar nos palestrantes que queremos trazer, além de escrever um jornal interno que sai a cada dois meses. Quando as aulas voltarem, precisamos estar com a primeira edição pronta", diz.O presidente do centro acadêmico de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Fabiano Veiga Oliveira, está desde a segunda semana de janeiro planejando as atividades da semana acadêmica, que só acontecem em maio. "Eu estudo e trabalho o dia todo, então as férias é o tempo que tenho para organizar os eventos", diz.

Junto com outros integrantes ele passou as férias em busca de cursos para serem ofertados, além de visitas a empresas para colocar o aluno de administração em contato com o dia a dia da profissão. "Conseguimos curso de informática gratuito. Em março os acadêmicos podem se inscrever e começar", comemora.

Fora da cidade

Para alguns o trabalho nas férias não fica restrito a Curitiba. Guiosepphe Sandri Marques, estudante de História da UFPR e integrante do centro acadêmico, conta que além de preparar a programação da primeira semana de aula para calouros e veteranos, quatro alunos foram ao Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 17, para um encontro da União Nacional dos Estudantes (UNE). "Os problemas não entram em férias e sempre temos alunos que continuam na ativa para dar conta de tudo que nos propomos a resolver, seja aqui ou fora da cidade", conta.

Na rede

Para saber mais sobre as atividades dos CAs que aparecem nesta matéria acesse: www.cahs.org.br (Direito UFPR); www.danc.com.br (Medicina UFPR); www.caals.com.br (Administração PUCPR) e cahisufpr.blogspot.com (História UFPR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]