Professores da Universidade de São Paulo (USP) decidiram, por unanimidade, continuar em greve em assembléia realizada na manhã desta terça-feira (29). Eles lotaram o auditório do prédio da Faculdade de Geografia da USP.
No encontro, organizado pela Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp), representantes das faculdades voltaram a manifestar apoio ao movimento iniciado com a ocupação do prédio da reitoria por alunos em 3 de maio. Os docentes decidiram cruzar os braços na última quarta-feira (23).
Assim como alunos e funcionários da universidade, os professores reclamam de decretos do governo e de problemas da instituição. Além disso, manifestaram-se também contra o Projeto de Lei Complementar nº 30, que cria a SPPrev, aprovado na segunda-feira (29). Além da greve, eles pretendem participar do ato marcado para a próxima quinta-feira (31) em frente ao Palácio dos Bandeirantes. Devem ir de ônibus.
No encontro desta manhã, os docentes relataram ainda a intenção de levar o movimento para fora da universidade. Representantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, planejam uma aula pública no Largo do Paissandu, no Centro. Faculdades como Letras, História e Geografia, por sua vez, organizam programações culturais para que a Cidade Universitária não se esvazie durante o movimento.
Também foram discutidas dificuldades de mobilização em algumas unidades. Contra a paralisação, a direção da USP tem divulgado monções de apoio dos professores que são contra a greve. A universidade não está totalmente em greve.
A USP tem 37 unidades de ensino e pesquisa, 80.589 alunos matriculados (entre graduação e pós), 5.222 professores e 15.295 funcionários. Os dados são do anuário estatístico de 2006.
- Professores da USP aprovam manutenção da greve
- Unicamp afirma que 15% das aulas foram prejudicadas pela greve
- Reitores de SP propõem 3,37% de reajuste para docentes e funcionários
- Professores da USP fazem abaixo-assinado pela desocupação da reitoria
- Funcionários da Unicamp também decidem entrar em greve



