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Redação

O teste de redação, que é tradicionalmente um dos mais temidos pelos vestibulandos, pode ter novidades este ano. Segundo afirma o professor Xykão, do curso Dom Bosco, os alunos provavelmente vão enfrentar um desafio também de concisão. "A UFPR dava sinais de querer diversificar em relação à extensão das redações elaboradas pelos vestibulandos nos últimos anos. Porém, no vestibular anterior, voltou a reduzir o limite de linhas, que deverá variar entre três e 15 este ano", explica.

O teste, que contará com sete questões discursivas, deve abranger os mais variados gêneros textuais, como argumentação, interpretação de gráficos e charges, resumo, progressão textual, entre outros. O professor aconselha a, antes de fazer a versão definitiva, elaborar um esboço da resposta e avaliá-lo, fazendo as alterações necessárias. "Faça sem atropelamentos, porém não descuidando do tempo de que dispõe para cada questão", alerta. Quanto aos temas, os estudantes devem se manter bem informados sobre os fatos recentes, pois é sobre as atualidades que devem ser elaborados os textos.

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Filosofia

A prova de Filosofia deve cobrar pelo menos uma questão de cada obra indicada para leitura, como explica o professor Marciel Colonetti, do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense. "O teste deve seguir o padrão da USP e UFMG, instituições com que a UFPR tem bastante familiaridade. Elas focam as questões em cada autor pedido no programa", afirma. Portanto, mais importante do que estudar livros de comentadores ou fundamentos da Filosofia, completa o professor, é indispensável ler as obras indicadas. "Se houver alguma ênfase maior, acredito que seja em Maquiavel", diz.

Ainda de acordo com Colonetti, as questões devem ser cobradas a partir de trechos das obras ou até de textos de jornais, onde os candidatos devem relacionar o fato com os conceitos na visão de cada autor. "É comum o vestibulando confundir e dar a sua opinião sobre os conceitos pedidos. O certo é discorrer sobre como o autor em questão vê aqueles conceitos. Não é uma sobre concordar ou discordar", diz.

O professor ainda explica que a situação política, nacional e internacional, é um dos temas mais prováveis, principalmente em questões relacionados à obra "O Príncipe", de Nicolau Maquiavel. "Aqui é importante também conhecer o contexto histórico em que o livro foi escrito, e a biografia do autor", conta. A relação entre política e moral em Maquiavel também deve ser cobrada. "Para o autor, a política é completamente descolada da moral. Isso deve estar claro para o vestibulando", explica.

Colonetti ainda diz que da "A República", de Platão, o candidato deve ter conhecimento sobre a parte política abordada no Mito da Caverna, e da relação entre os dois mundos descritos pelo filósofo: o das idéias e o sensível. Já sobre "O Discursos do Método", de René Descartes, o vestibulando deve entender a proposta do autor: o Método Cartesiano como um caminho para chegar à verdade plena.

O último filósofo é Jean Paul Sartre, com a obra "O Existencialismo é um Humanismo". "O livro é bem tranqüilo. Trata-se de uma palestra, que o autor realizou para explicar e justificar o existencialismo", conta o professor. Em temas, é importante saber sobre o que significa a liberdade a religião para Sartre.

Que assuntos ficaram de fora da primeira fase, ou caíram com pouco destaque, ou ainda são tão importantes que, mesmo tendo sido cobrados no dia 18, são apostas fortes para a segunda fase do vestibular da UFPR? A Gazeta do Povo publica nesta segunda-feira (23) as dicas de professores de cursinhos e escolas de Curitiba sobre as principais disciplinas cobradas nas provas específicas.

Geografia

O meio ambiente deve ser o principal tema cobrado na prova específica de Geografia. "Assuntos como o efeito estufa, a preocupação com o aquecimento global, as fontes de energia renováveis e a participação do nosso país nisso tudo estarão, muito provavelmente, presentes na prova", afirma o professor Arno Böing, do curso Expoente.

Ele explica que as questões devem se basear em fatos recentes, evidenciados pela mídia. Portanto, também é bom diversificar, estudando outras atualidades. A condição econômica de países emergentes é outra aposta. Índia e China merecem atenção especial, assim como o Brasil, que lidera a campanha contra os subsídios agrícolas na Organização Mundial do Comércio.

Além disso, o professor aconselha que os candidatos revisem conteúdos que a Federal cobra freqüentemente, como artografia e assuntos relacionados ao solo.

Biologia

Para os professores Luiz Borges Neto, do Curso Expoente, e Solange do Rocio Ganz Acra, do Colégio Novo Ateneu, a prova de Biologia deve contemplar temas como genética e fisiologia. "Na primeira fase não caiu nenhuma questão de fisiologia humana. Como há algum tempo a prova da UFPR não traz exercícios sobre o sistema circulatório, é provável que o assunto seja cobrado este ano. O aluno deve estudar tópicos como o número de câmaras cardíacas e a circulação do sangue no organismo", recomenda o professor Borges. Em genética, são esperadas questões sobre a Segunda Lei de Mendel (transmissão de duas características simultâneas), herança de grupos sangüíneos e fator RH. Os professores também recomendam a revisão de assuntos como reprodução humana, sistema imunológico e ecologia.

Química

Nesta reta final, o professor Marco Antonio Durigan, do Colégio Novo Ateneu, recomenda a resolução de exercícios discursivos, para treinar a escrita. "Os alunos têm dificuldade em expressar o que estão pensando. Mesmo sabendo solucionar a questão, eles ‘travam’ ou escrevem o que não é solicitado", afirma. Segundo ele, três temas importantes podem ser abordados em profundidade na segunda fase do vestibular: equilíbrios químicos e iônicos (mudanças de concentração, pressão ou temperatura), eletroquímica (pilhas e eletrólise) e reações orgânicas. "Na parte de Química Orgânica, o aluno deve rever as reações de adição, substituição e oxidação. Não esquecendo também a parte das funções químicas, com suas respectivas nomenclaturas oficiais e as principais usuais", orienta.

Física

Eletromagnetismo e eletrostática são as apostas do professor Ricardo Follador, do Curso Decisivo. "Dentro do eletromagnetismo, é importante revisar a Lei de Faraday e a relação entre força magnética e cargas elétricas. No estudo da eletrostática, o aluno deve dar atenção à Lei de Coulomb, que explica a força elétrica entre duas cargas. Um erro comum é achar que, quando a distância entre duas cargas aumenta duas vezes, a força entre elas diminuirá duas vezes. A relação entre distância e força não é inversamente proporcional. Na verdade, a força diminuirá quatro vezes", alerta. Na avaliação do professor Marcel Geraldo Lamers, do Curso Positivo, é provável que a prova discursiva aborde vários assuntos na mesma questão, como termologia e eletrodinâmica.

Matemática

Matrizes e sistemas de equação estão entre os assuntos que podem surgir na prova específica de Matemática, segundo o professor e diretor do Curso Dynâmico, Sérgio Garcia Júnior. "A probabilidade é grande, pois são matérias estudadas durante um semestre inteiro do ensino médio. A prova pode pedir que o candidato monte uma matriz a partir de uma fórmula e depois encontre o seu determinante. Para isso, o vestibulando deve usar a regra de Sarrus ou a de Chió", explica. No estudo de sistemas de equação, é importante revisar a regra de Kramer. O aluno também deve saber identificar se o sistema é determinado, indeterminado ou impossível. Outros temas quentes são funções, área de figuras planas, polinômios, binômio de Newton, números complexos, análise combinatória e progressões. "As seqüências progressivas podem ser apresentadas de diferentes maneiras. Da produção de uma indústria de calçados à altura alcançada por uma bola de basquete após cinco quedas consecutivas no solo", exemplifica o professor Emerson Fonseca, do Curso Positivo.História

Segundo o professor Sérgio Vicentin, do Colégio Marista Paranaense, são esperadas questões sobre a Guerra Fria e a divisão ideológica do mundo entre países socialistas e capitalistas. "O aluno deve compreender ainda o processo histórico que teve início com a derrocada da União Soviética e o imperialismo do século 20, e levou ao surgimento do terrorismo. Nesse período, as potências européias e os Estados Unidos partiram para o domínio das nações mais pobres. O terrorismo surgiu como conseqüência direta da exploração que estes povos sofreram", acrescenta o professor Osvaldo Siqueira, do Curso Unificado. O regime republicano brasileiro (na foto, a posse do presidente Lula em 2003) também ficou de fora da primeira fase e deve aparecer, implacável, na prova específica. "Todas as etapas da evolução do regime podem ser cobradas, da República Velha, passando pelo regime militar, até os dias de hoje", afirma Vicentin.

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