• Carregando...
Bruno e Renan aprovaram as mudanças no vestibular da UEL | Roberto Custódio/Gazeta do Povo
Bruno e Renan aprovaram as mudanças no vestibular da UEL| Foto: Roberto Custódio/Gazeta do Povo

Veja o que mudou e o que permanece igual na prova da UEL:

Como era

Primeira FaseProva de Conhecimentos Gerais com 60 questões objetivas

Segunda Fase1º dia – Prova de Línguas e Literaturas: redação de um texto a partir de três propostas; 20 questões objetivas de Língua Portuguesa;10 de Língua Estrangeira.

2º dia – Prova de Conhecimentos Específicos: 40 questões objetivas divididas entre duas das disciplinas presentes no currículo do Ensino Médio, a serem definidas pelos Colegiados do Curso.

3º dia – Prova de Habilidades Específicas: prova realizada em dois turnos para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Modas, Artes Visuais e Música.

Como será

Primeira FaseProva de Conhecimentos Gerais com 60 questões objetivas.

Segunda Fase1º dia – Prova de Línguas e Literaturas: redação composta de, no mínimo, duas e, no máximo, quatro propostas a partir das quais os candidatos deverão produzir textos em prosa; 20 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa; 10 questões de Língua Estrangeira.

2º dia – Prova de Conhecimentos Específicos: 12 questões discursivas divididas entre três das disciplinas presentes no currículo do ensino médio, a serem definidas pelos colegiados de curso.

3º dia – Prova de Habilidades Específicas: prova realizada em dois turnos para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Modas, Artes Visuais e Música.

Libras

Outra novidade no próximo vestibular da UEL é a prova na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para atender os candidatos surdos. As questões serão transmitidas aos candidatos por meio de vídeo e os estudantes farão as provas no computador.

No ato de inscrição, o candidato deve indicar a necessidade. A UEL já atende outros candidatos com necessidades especiais, como deficientes visuais e estudantes com dislexia.

A partir deste ano, o vestibular da Universidade Esta­dual de Londrina (UEL), que está com inscrições abertas até 15 de setembro, vai seguir um novo modelo. As mudanças serão aplicadas na segunda fase da seleção para 2012 e vão priorizar principalmente o domínio da escrita.

Na redação, o candidato terá de produzir de dois a quatro textos de diferentes gêneros, sem opção de escolha dos temas. Até então, os estudantes produziam apenas um texto.

A prova de conhecimentos específicos, que desde 2006 tinha 40 questões objetivas de duas disciplinas, passa a ter 12 questões discursivas de três disciplinas.

Os candidatos ao curso de Medicina, por exemplo, terão questões de Biologia, Química e Inglês. Um curso da área de exatas, como Engenharia Civil, exigirá conhecimentos específicos de Física, Matemática e Sociologia. Todas as disciplinas fazem parte da grade do ensino médio, de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação.

Mais equilíbrio

As mudanças, segundo a coordenadora de processos seletivos, Elaine Fernandes Mateus, têm o objetivo de trazer equilíbrio para a prova. "Ainda temos questões objetivas na prova, mas as discursivas permitem avaliar outras habilidades, como o senso crítico do candidato. É preciso que ele seja bom leitor e bom produtor de texto".

Os mais afetados pelas mudanças aprovam as novidades. "A prova vai selecionar melhor porque não vai ter como acertar as questões no chute", pondera o candidato a uma vaga no curso de Enge­nharia Civil Bruno Appel.

No en­­tanto, os estudantes estão preocupados com a correção das provas. "A universidade não divulgou como serão avaliadas as questões e como o candidato vai poder questionar a correção", afirma Renan Benício, candidato ao curso de Medicina.

Para se preparar para o vestibular da UEL, Benício se mudou de Umuarama para Londrina, onde os cursos pré-vestibulares preparam os alunos principalmente para a prova da estadual. Com as mudanças na prova, as escolas readequaram suas aulas. "Passamos a trabalhar o conteúdo de forma que o aluno compreenda o texto e articule suas ideias de modo claro e objetivo", explica o coordenador do Sigma Curso, Eduardo Bueno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]