Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vestibular

Prova de Redação terá mudanças na UEPG

Modificações atingem principalmente o processo seriado, que também passará a cobrar conteúdos de Sociologia e Filosofia nas provas

Além do vestibular convencional, desde 2000, a UEPG adota uma seleção que avalia os alunos durante todo o ensino médio. | Josué Teixeira / Gazeta do Povo
Além do vestibular convencional, desde 2000, a UEPG adota uma seleção que avalia os alunos durante todo o ensino médio. (Foto: Josué Teixeira / Gazeta do Povo)

Ponta Grossa (PR) - A partir dos concursos de 2014, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) cobrará gêneros textuais diversificados nas provas de Redação do vestibular e no Processo Seletivo Seriado (PSS). As mudanças foram aprovadas em dezembro e atingem principalmente o PSS, que passará a cobrar também as disciplinas de Sociologia e Filosofia.

Estabelecida em 2000, a seleção do PSS consiste em três provas aplicadas ao fim de cada ano do ensino médio e que cobram o conteúdo programático de cada série. No terceiro ano, o aluno opta por um curso de graduação. Aos candidatos do PSS, a UEPG oferta 25% das vagas dos cursos. Em 2013, foram 490 vagas em 38 graduações.

Para o aluno que iniciar o PSS em 2014 e concluí-lo em 2016, as provas de Redação serão baseadas em interpretações de comentários em blogs, crônicas jornalísticas, narração escolar e relato autobiográfico. Novos gêneros serão acrescentados até o terceiro ano, como carta de reclamação, texto de opinião, notícia e resumo. Os mesmos gêneros cobrados no PSS III serão adotados nos vestibulares da UEPG a partir deste ano.

Para o professor de Língua Portuguesa e Produção de Texto dos pré-vestibulares Sagrada Família e Correta Redações, Wallace Stocco Martinez, a mudança é bem-vinda. "É para verificar a proficiência do aluno em Língua Portuguesa e em toda a vida", comenta. Ele lembra que essa é uma tendência já adotada em outros vestibulares que exige maior capacidade de interpretação do candidato.

Mais difícil

A partir deste ano, alunos do primeiro ano do ensino médio que participarem do PSS da UEPG enfrentarão uma prova com questões de somatória, como ocorre no restante do processo e no vestibular. Além disso, o PSS passará a cobrar também os conteúdos das disciplinas de Sociologia e Filosofia. Para o coordenador do curso pré-vestibular do Sepam, Rubinho Furstenberger, as mudanças deixarão a prova mais difícil. "Vai haver mais cobrança de conteúdo. Acho que a UEPG até demorou a adotar os conteúdos de Sociologia e Filosofia, que já são cobrados em outros vestibulares", afirma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.