• Carregando...

Um problema de impressão nas provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2010, preocupa os estudantes que estão fazendo as provas neste sábado, 6.

De acordo com o professor de história Paulo Brito, do curso Pré-Vestibular Em Ação, no caderno de provas as questões 1 a 45 correspondem à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, enquanto as questões 46 a 90 são de Ciências da Natureza. Ocorre, porém, que no gabarito consta o inverso: as questões 1 a 45 representam a prova de Ciências da Natureza e a 46 a 90 à prova de Ciências Humanas.

Segundo ele, até que o problema fosse resolvido, os estudantes estavam impedidos de preencher o gabarito. Procurada, a assessoria do Ministério da Educação informou que o problema não se restringe às provas de Curitiba e que os fiscais de prova já foram avisados. Eles devem orientar os estudantes a preencher o gabarito respeitando a numeração da prova, ignorando o cabeçalho errado.

Além das questões invertidas no caderno de questões e no cartão de respostas, o funcionário público Silvano Andrade, 35 anos, encontrou uma série de outros problemas na prova. Segundo ele, alguns exercícios aparecem mais de uma vez, com numerações diferentes. "Estou tentando identificar outros problemas, mas existe pelo menos meia dúzia de erros. Isso está me cheirando a sabotagem política", afirma ele, que faz as provas na faculdade Opet, em Curitiba.

Andrade conversou por telefone com a reportagem enquanto aguardava providências na sala de coordenação. "Eu respondi a 23 questões e comecei a identificar os erros. Então chamei o fiscal, saí da sala e vim à coordenação para ver o que seria feito para que eu não fosse prejudicado", diz.

O candidato afirma que não deixará o local antes das 17 horas, para que possa sair com a prova. Os estudantes só podem levar o caderno de questões se deixarem a sala depois de quatro horas após o início do exame, que começou às 13h.

Andrade pretende usar a nota do Enem na disputa por uma vaga no curso de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Este ano a UFPR vai destinar cerca de 10% das vagas em cada curso para o Sisu, sistema eletrônico que seleciona candidatos a universidades públicas exclusivamente pela nota do Enem.

Em breve mais informações.

Você encontrou erros nas provas do Enem? Deixe o seu comentário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]