• Carregando...

O câmpus da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) no Prado Velho é o maior local de provas do Enem em Curitiba, com mais de 11 mil inscritos. Pouco antes do fechamento dos portões o trânsito na região estava intenso mas sem problemas no acesso ao portão principal. Mesmo assim, a correria dentro da PUC foi grande, e muitos candidatos não conseguiram chegar a tempo nos blocos, que fecharam as portas às 12h55.

Para Mariana Meira, de 21 anos que vai tentar o vestibular para o curso de Letras, o maior problema foi a falta de informação dentro do câmpus. Segundo ela não havia nenhum mapa, placas ou instrutores que ajudassem na localização dos blocos. "Eu cheguei dentro da PUC 20 minutos antes e não conseguia encontra o meu bloco. Fiquei correndo de um bloco ao outro. Quando finalmente encontrei a porta já estava fechada", afirma.

Somente no bloco amarelo, pelo menos 15 pessoas ficaram para fora e as reclamações sobre a falta de informação continuaram. Liliane Jaime, de 25 anos, afirmou que os blocos fecharam em horários diferentes. "Me deram informações erradas e não conseguia encontrar o meu bloco. Mas outras pessoas ainda estavam entrando nos outros locais", conta a estudante que, junto com outros candidatos do mesmo bloco que ficaram pra fora, iria registrar a reclamação junto ao Inep.Expectativas para a provaAté as 17h30 os candidatos irão responder 90 questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e a expectativa era de uma prova tranquila, mas cansativa. "Cada questão é quase um texto então você precisa de muita leitura e atenção. Estou confiante, acho que o principal para ir bem na prova é a interpretação", afirma Amanda Carvalho de Oliveira, de 19 anos que vai tentar uma vaga no curso de Engenharia Civil. Essa era a mesma ideia do seu colega John Miekley dos Santos de 17 anos vestibulando de Engenharia Mecânica. Para ele, o Enem avalia todo o conteúdo do ensino médio, não apenas o que sem aprende nos cursinhos. "Estou tranquilo porque tive uma boa base de estudos durante os outros anos. A prova também é mais simples se comparada aos outros vestibulares, mas é mais extensa e cansativa", conta.

Sobre a proibição do uso de relógio durante a prova, o estudante Joel Schuster, de 21 anos que tenta uma vaga em Medicina, acredita que não será um problema, pois o candidato pode solicitar o acompanhamento do horário aos fiscais de prova. "Uma coisa muito importante no Enem é saber administrar o tempo para conseguir resolver todas as questões. Com a ajuda dos fiscais que vão nos dizer o horário não vai ser um problema estar sem o relógio", afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]