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Entenda a diferença

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)Parâmetro para autoavaliação do participante, certificação no nível de conclusão do ensino médio, criação de referência para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, estabelecimento de critérios de participação e acesso do examinando a programas governamentais, uso na seleção de estudantes para o ensino superior, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação.

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)

Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos no currículo dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação

A partir deste ano alunos ingressantes em curso de educação superior que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão dispensados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), segundo informações do Ministério da Educação divulgadas nesta quarta-feira (9). Até 2010, estudantes selecionados, ingressantes (do primeiro ano) e concluintes (do último ano), de cursos de graduação, tinham de fazer o Enade. A alteração foi proposta por instituições de educação superior, de acordo com o ministério. A mudança ocorre, segundo o MEC, porque o Enade, "no fim do primeiro ano de graduação, não representa a melhor aferição do conhecimento do aluno recém-chegado do ensino médio".

Para as instituições, aplicar o Enade ao fim do primeiro ano não é o método mais adequado para medir o "valor agregado" por elas durante esse período. Segundo as faculdades, é feito um grande esforço no primeiro ano de curso na formação dos alunos e esse investimento "se perde" porque não é aferido pelo Enade.

O Enade mede a qualidade do ensino superior oferecido. Comparando o desempenho daqueles que estão entrando e dos que estão se formando, o MEC calcula o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede o quanto o aluno aprendeu durante o curso.

A cada três anos é avaliada uma das áreas do conhecimento: saúde, ciências agrárias e áreas afins; ciências exatas, licenciaturas e áreas afins; ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins. Os resultados do exame são considerados na composição de índices de qualidade de cursos e instituições, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Desempenho ruimNo Enade 2009, divulgado pelo MEC em janeiro deste ano, só 309 cursos, 4,54%, dos 6.804 avaliados tiveram conceito Enade máximo, com nota 5. Outros 989, 14,54%, tiveram nota 4. Do total, 36,05%, 2.453, tiveram avaliação regular, com conceito 3. Um grupo de 1.575, 23,15%, ficaram com nota 2, considerada insatisfatória, e outros 218, 3,2%, tiveram nota 1.

No Índice Geral de Cursos (IGC) 2009, também calculado com base nas notas do Enade, além de outros índices e conceitos, de 2.137 instituições de ensino superior que obtiveram nota, 32,7% ficaram abaixo da média. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Do total, 12 instituições, 0,56%, tiveram nota 1 e 687, 32,15%, ficaram com nota 2.

O Enade 2010 foi aplicado em 21 de novembro. Foram convocados 650.066 alunos de instituições de ensino superior para a prova. Desses, 261.745 eram ingressantes, 161.151 eram concluintes e 227.170 eram estudantes que deveriam ter feito o Enade em anos anteriores e buscavam regularizar a situação, de acordo com o MEC. O resultado do exame será divulgado neste ano.

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