• Carregando...
 | Felipe Mayerle / Gazeta do Povo
| Foto: Felipe Mayerle / Gazeta do Povo

A Última Quimera estreou como obra indicada para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) causando polêmica. A dificuldade de encontrar o livro fez com que o Núcleo de Concurso retirasse a obra da lista. Depois de a Companhia das Letras, editora responsável, garantir a disponibilidade do livro, a obra de Ana Miranda voltou à relação da Federal.

VÍDEO: Confira os comentários do professor de literatura Braz Ogleari sobre a obra A Última Quimera, de Ana Miranda

Ao ler A Última Quimera, é preciso ter atenção a algumas características essenciais. A primeira delas é que se trata de um romance histórico, que mistura ficção com realidade. A vida de Augusto dos Anjos, com seus amores e conflitos, é contada por um narrador-personagem que é amigo de infância do poeta e que mantém por ele um sentimento misto de inveja e admiração.

"A narração dos acontecimentos, não linearmente, começa quando o narrador, sabendo da morte do poeta, presentifica o passado. Por meio de um recurso denominado de flashback, o narrador apresenta a trajetória do poeta paraibano", explica a professora de Literatura do Colégio Nossa Senhora de Sion, Gisele Ithiel.

Além da vida de Augusto, Ana Miranda retrata a sociedade do início do século 20, mostrando os problemas da República, a Revolta da Chibata, a evolução do Rio de Janeiro. Segundo o professor de Literatura do Curso Positivo Braz Ogleari é isso que torna o romance atraente. "Os fatos históricos da vida nacional, os costumes, as reuniões de intelectuais na Livraria Garnier, que determinavam o engajamento ou alinhamento de Augusto dos Anjos com os padrões literários em curso, se misturam e se confundem constantemente com a criação literária da autora."

Controvérsia

Augusto dos Anjos é classificado por alguns como poeta parnasiano e por outros como simbolista. Existem ainda críticos que dizem que a obra do autor é pré-modernista. Esse não enquadramento aparece no romance e é, segundo os professores, um ponto importante a ser observado pelos vestibulandos.

Por causa dessa referência é possível que caia no vestibular questões em que o estudante precise demonstrar conhecimento sobre poesia e escolas literárias. A dica é estudar técnicas de composição poética, como métrica, rima e soneto, assim como os aspectos literários parnasianos, simbolistas e pré-modernistas.

Sobre a autora

Ana Miranda faz parte da geração contemporânea de escritores e foca o trabalho em romances históricos. Seu primeiro livro é Boca do Inferno, que conta a história de Gregório de Matos e também mistura ficção com realidade. Entre as características de suas obras estão a profunda pesquisa histórica e a linguagem dinâmica e envolvente como estratégia para despertar o interesse do leitor.

Confira o poema Versos íntimos, de Augusto dos Anjos, que deu origem ao título da obra de Ana Miranda.

Vês! Ninguém assistiu ao formidável

Enterro de tua última quimera.

Somente a Ingratidão – esta pantera –

Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!

O Homem, que, nesta terra miserável,

Mora, entre feras, sente inevitável

Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!

O beijo, amigo, é a véspera do escarro,

A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,

Apedreja essa mão vil que te afaga,

Escarra nessa boca que te beija!

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Livros UFPR 2013 | 7:34

Confira os comentários do professor de literatura Braz Ogleari sobre a obra A Última Quimera, de Ana Miranda, um dos livros que entrou para a lista do que será cobrado no vestibular da UFPR neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]