• Carregando...
Karla, aluna do Dom Bosco, vai fazer o Enem para tentar a vaga em Ciências Sociais | Walter Alves/Gazeta do Povo
Karla, aluna do Dom Bosco, vai fazer o Enem para tentar a vaga em Ciências Sociais| Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo

A partir de 2012 haverá dois exames por ano

Quando fez a divulgação das datas de aplicação das provas deste ano, o Inep anunciou que a partir de 2012 o Enem terá duas edições anuais. A primeira delas deve ocorrer nos dias 28 e 29 de abril, período com o qual os colégios e cursos preparatórios não estavam habituados a trabalhar.

A novidade, embora tenha agradado muitos estudantes, exigirá adaptações no calendário e rendeu críticas à opção do MEC.

Na opinião do diretor do curso Positivo, professor Renato Ribas Vaz, a escolha da data do primeiro Enem de 2012 não beneficia em nada o aluno. "O próprio governo estabelece um calendário de 200 dias letivos e então marca uma prova em que o aluno estudou apenas 45. É um paradoxo", afirma Vaz. Para o professor, as médias do exame de abril certamente serão menores do que as obtidas na prova do fim do ano, já que os alunos do 3.º ano do ensino médio terão começado as aulas há pouco tempo e aqueles que já concluíram os estudos no ano anterior estariam há quatro meses sem estudar.

Segundo o diretor do curso Dom Bosco, professor Luiz Otávio Stocco, as instituições que preparam para o exame ficaram surpresas. "Achávamos que o Enem seria no fim de maio, agora as escolas terão que antecipar aulas ou criar cursos específicos para o exame", diz Stocco, que revela o plano de abrir uma turma especial em janeiro de 2012 para estudantes interessados em se preparar para as provas de abril.Além do curso Dom Bosco, entre as instituições consultados apenas o Grupo Uninter já definiu uma estratégia para dar suporte aos interessados na primeira edição do Enem de 2012. O grupo pretende desenvolver um curso preparatório on-line, sem aulas presenciais.

Oportunidade

A notícia, entretanto, foi recebida com otimismo por muitos estudantes. Mais do que se preocupar com a data em que a prova acontece, Gabriela Nunes, 17, vê na dupla edição de 2012 outra chance de acesso à universidade caso não obtenha uma boa nota neste ano. "É uma oportunidade a mais. Se eu não for bem agora, tento em abril", diz a aluna do Colégio Acesso que pretende disputar uma vaga no curso de Direito na UFPR e Biomedicina na UTFPR.

Opinião

"Acho interessante ter duas edições por ano, porque o Enem ajuda a melhorar o ensino médio e é importante para conseguir bolsa pelo ProUni e uma vaga na Federal".

Murilo Henrique Poyor, 16 anos, aluno do terceirão no colégio Novo Ateneu. Ele vai prestar vestibular para Design de Produto na UFPR e Administração no UniCuritiba.

Karla Ziliotto Ferreira, 16 anos, está no terceirão e pretende cursar Ciências Sociais. Entre as suas opções está tentar uma vaga em instituições que fazem seleção com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim como ela, milhões de estudantes de todo o país farão as provas do Enem 2011 nos dias 22 e 23 de outubro, que além de servir como critério de seleção em instituições públicas de ensino superior é usada para definir bolsas estudantis parciais ou integrais e até mesmo conceder certificados de conclusão do ensino médio para aqueles que alcançam bons resultados.

Apesar da importância do Enem, é comum encontrar estudantes que ainda não estão familiarizados com o exame, até porque as regras estão em constante evolução. Para ajudar os candidatos, o Vestibular da Gazeta do Povo separou os tópicos mais importantes do edital que merecem toda a atenção. Afinal, conhecer bem as características do Enem é o primeiro passo para um ótimo desempenho nas provas. Confira:

Inscrições

As inscrições para o Enem foram abertas no dia 23 de maio e devem ser feitas até 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pelo site oficial do exame (enem.inep.gov.br). Vale lembrar que, além do documento de identidade, é necessário informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio. Se você não tem, ainda dá tempo de fazer. Para saber como, basta acessar o site da Receita Federal.

Os candidatos com necessidades especiais devem informar sua condição na inscrição. Ao concluir o preenchimento das informações, a guia de pagamento da taxa de inscrição (R$ 35) deve ser impressa e paga até 10 de junho. Alunos de escolas públicas que concluam o ensino médio em 2011 estão isentos da taxa e outros candidatos que se declarem em situação socioeconômica vulnerável podem fazer a solicitação de isenção. As orientações sobre os documentos necessários para obter o benefício estão disponíveis na página de inscrição.

É muito importante anotar o número e a senha de inscrição, pois eles serão cobrados para acessar os resultados finais e são usados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas de todo o país.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, com início às 13 horas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, recomenda chegar no local uma hora antes, ou seja, ao meio-dia. O exame terá duração máxima de cinco horas e trinta minutos e só será possível deixar a sala após duas horas de prova.

O conteúdo será cobrado em quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além da redação. No dia 22 de outubro serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias. No dia 23 serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas tecnologias.

Para ter acesso ao local de prova é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto ou o boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova, comprovando perda ou roubo do documento.

Redação

O edital explica ao candidato como ocorre a avaliação das redações, que é feita por dois corretores, sem que um tenha acesso à nota atribuída pelo outro. A média entre as notas atribuídas pelos corretores definem a nota final. Caso a diferença entre as notas dos corretores chegue a 300 pontos ou mais, numa escala de 0 a 1000, a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor. A nota dessa terceira correção substituirá as anteriores.

O Enem exige um texto dissertativo-argumentativo, em que o estudante deve, a partir de textos de apoio, expressar seu ponto de vista, fundamentando-o de forma clara. Redações que não se adequem ao modelo (que, por exemplo, tragam um texto narrativo), que não respeitem o limite mínimo de linhas exigido ou que fujam da proposta de tema receberão nota zero. Não é permitido copiar trechos dos enunciados do caderno de provas nem fazer desenhos, sob pena de anulação.

Segurança

Para evitar os transtornos ocorridos na edição de 2010, quando falhas na impressão das provas prejudicaram cerca de 18 mil alunos, o Ministério da Educação tomou uma série de medidas para reforçar a segurança do processo. Entre elas está a ênfase dada pelo edital à importância da conferência antes de iniciar a prova. É preciso verificar se o caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no cartão-resposta e se há qualquer defeito gráfico que impossibilite a leitura. Caso haja algo errado, é necessário comunicar imediatamente ao fiscal de sua sala para que as providências sejam tomadas.

Além da cor específica, a capa do caderno de questões apresentará uma frase em destaque que deverá ser transcrita pelo candidato no cartão resposta. A opção da cor correspondente à prova também deve ser marcada, para que a prova seja corrigida de forma correta.

Apenas canetas esferográficas de tinta preta fabricadas em material transparente podem ser usadas no dia da prova. É proibido falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, iPod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Resultados

O gabarito das provas será publicado no site do Inep até o dia 26 de outubro. Já a divulgação dos resultados finais ainda não tem data para ocorrer. Com a nota do Enem o candidato pode concorrer a vagas em instituições públicas de todo o país que usam o exame como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso ao ensino superior.

Em Curitiba, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) usa a nota do Enem como única forma de seleção. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2010, destinou 10% de suas vagas para estudantes que prestaram o Enem e se inscreveram no Sisu. Com exceção dos cursos que exigem provas específicas, todos os outros constaram como opções ao candidato.

Além disso, nos dois últimos processos seletivos a nota do Enem foi usada para compor 10% do escore final da Federal. Para este vestibular a instituição ainda não definiu as regras, mas é praticamente certo que o exame continue a ter peso no vestibular.

A nota do Enem também é usada para obtenção de bolsas estudantis integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni). No entanto, o benefício só é acessível aos candidatos que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular como bolsista integral.

Outra possibilidade oferecida pela exame é o certificado de conclusão do ensino médio. Os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem fazer as provas e obter a certificação junto a uma das instituições que aderem ao processo. A lista das entidades conveniadas está no edital.

O que você acha de haver duas provas do enem por ano?Você ainda tem dúvidas sobre o Enem 2011? Escreva abaixo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]