1) Até o início do século XIX, a industrialização estava praticamente restrita à Inglaterra, mas após 1850 expandiu-se para outros países como a França, Holanda, Bélgica, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Rússia e Japão, que passaram também a disputar os mercados mundiais para a venda de seus produtos. A conferência de Berlim (1885), presidida por Otto Bismarck, visou a:
a) Estabelecer as bases da dominação espanhola no Saara.
b) Reconhecer o domínio francês sobre a Argélia.
c) Determinar as condições para a ação missionária da Companhia de Jesus na Ásia.
d) Estabelecer as regras da partilha da África pelas grandes potências.
e) Tornar independente o Estado livre do Congo.
2) Para as grandes potências européias, do ponto de vista econômico, a expansão neocolonialista do século XIX para o continente asiático e africano está bastante relacionada:
a) À idéia de romper com as reservas de mercado para produtos norte-americanos.
b) À necessidade de novos mercados consumidores e novas fontes de matérias-primas.
c) À escassez de produtos industrializados para atender às demandas internas de consumo.
d) À imposição de altas taxas alfandegárias para os produtos europeus.
e) À proposta inglesa de reduzir os investimentos em transportes marítimos
3) "Operários e camponeses da Rússia, vocês não estão sozinhos! Se conseguirem derrubar, esmagar e destruir os tiranos da Rússia feudal, policiada pelos senhores e czaristas, sua vitória servirá como sinal para uma luta mundial contra a tirania do capital." (Lênin 1905).
A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era na história da sociedade, na medida em que se constituiu:
a) Em um desafio concreto "à ordem burguesa e capitalista".
b) Em alternativa para superar a ação das multinacionais.
c) Na mistificação política da ditadura dos partidos.
d) Em uma aliança bem-sucedida entre a burguesia e o proletariado.
e) Na primeira experiência de um regime político autocrático.
4)O elo que liga a Guerra de 1914-1918 à crise econômica iniciada com o crack da Bolsa de Nova York, em 1929, pode ser expresso da seguinte maneira:
a) Os EUA entraram em crise de produção e começaram a baixar perigosamente os índices de sua economia após a Europa , recuperada da guerra, ter-se reerguido economicamente e voltado a controlar os mercados mundiais.
b) O sucesso da Revolução Russa na década de vinte provocou uma retração das exportações americanas para a Europa, pois os Estados Unidos tinham receio que os "planos qüinqüenais "soviéticos fossem adotados pelos países da Europa Ocidental.
c) A economia norte-americana, em expansão, não suportou a desorganização dos mercados europeus que ainda sofriam a retração da produção, da falta de mão-de-obra e do consumo durante a década de vinte.
d) O governo dos EUA, excessivamente preocupado em promover as economias européias, desviou as aplicações em sua própria economia e investiu maciçamente na Europa, desorganizando a economia norte-americana na década de vinte.
e) A França, a Inglaterra e a Alemanha, criaram um mercado comum na década de vinte para fazer frente ao crescimento econômico norte-americano, fato que abalou profundamente a produção agroindustrial dos EUA no período.
5) Em meio à crise que se abateu na Itália devido ao fracasso da participação do país na Primeira Guerra Mundial, as forças políticas se polarizaram. As classes trabalhadoras, embaladas nas teses comunistas, organizavam-se e promoviam greves e manifestações públicas, e pregavam uma revolução popular para derrubar o Estado debilitado, organizado em regime de monarquia parlamentar, sob o comando do rei. Qual evento pressionou o rei Vitor Emanuel III a demitir seu Primeiro ministro e a convidar Mussolini para assumir o cargo?
a) A Carta del Laboro apresentada por Mussolini aos trabalhadores, o que fez acalmar os ânimos.
b) A demonstração de poder de Mussolini a partir de sua aliança com Hitler.
c) A criação do Partido Fascista Italiano por Mussolini, congregando uma grande quantidade de participantes.
d) A Marcha sobre Roma de 50 mil fascistas que se deslocaram para a capital em 1922.
e) O final da Segunda Guerra Mundial sem vantagens para a Itália, o que levou ao desenvolvimento do fascismo.
6)Há novecentos anos, em 1095, o Papa Urbano II convocou todos os cristãos para lutar contra os árabes a fim de reconquistar a "Terra Santa". Foram duzentos anos em que ondas sucessivas de milhares de peregrinos armados, aventureiros, guerreiros, cavaleiros medievais e exércitos liderados por reis, se lançaram ao Oriente Médio. As Cruzadas influíram decisivamente na história da Europa na Baixa Idade Média. A mais significativa de suas conseqüências foi:
a) A reunificação das igrejas Católica e Ortodoxa, separadas em 1054 pelo Cisma do Oriente.
b) Um novo cisma no Cristianismo com o início da Reforma Protestante no século XVI.
c) A conquista dos lugares sagrados do Cristianismo situados no norte da África.
d) A "reabertura" do Mediterrâneo, o que, possibilitou o comercio das especiarias vindas do Oriente.
e) O declínio do comércio, o desaparecimento da vida urbana e a descentralização política no Ocidente da Europa.
7) Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. Originariamente, viviam como pastores nômades, organizados em tribos ou clãs independentes, chefiados por um patriarca ou chefe de família. Por volta do ano 2000 a.C., emigraram para a Palestina (Terra de Canaã). A respeito dos hebreus podemos afirmar, corretamente, que:
a) A importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.
b) A civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento ante às demais culturas do Oriente Próximo.
c) A importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo que surge e se desenvolve entre eles, constituindo um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d) Os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, entre eles o Evangelho de Matheus.
e) A antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.
8) A Blitzkrieg alemã derrotou vários países em seqüência durante a 2ª Guerra Mundial. Para qual nação do mundo a chamada guerra relâmpago não trouxe resultados para Hitler?
a) Os Estados Unidos, já que o desenvolvimento da não permitiu jamais um ataque direto da Alemanha ao território norte-americano antes de Pearl Harbor.
b) A França, já que logo ao início da guerra os franceses se colocaram como colaboracionistas dos alemães desde 1940.
c) A Grã Bretanha, por conta do Canal da Mancha e o tipo de costa do país dificultar o desembarque de tropas e equipamentos pesados.
d) União Soviética, durante o inverno de 1940, que acabou se mostrando o mais rigoroso dos últimos anos para sorte de Stálin e seus soldados.
e) A Bélgica, quando foram enviadas inúmeras tropas aliadas ao território europeu para auxiliar os soldados na luta contra os alemães e assegurar a posse do território após 1944.
9) O resultado final da Segunda Guerra Mundial foi estimado em 55 milhões de mortos, 35 milhões de feridos, 20 milhões de órfãos, 190 milhões de refugiados e aproximadamente 6 milhões de judeus barbaramente exterminados pelos nazistas. Após o conflito, a Europa ocidental perdeu sua posição de liderança internacional. Seguiu-se então o período conhecido por "Guerra Fria", que pode ser definido como o momento histórico em que houve:
a) Corrida armamentista entre as potências imperialistas européias, ocasionando a Revolução Socialista na Rússia.
b) Domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c) Choque ideológico entre a Alemanha Nazista e a União Soviética Stalinista.
d) Rivalidade entre Estados Unidos e o mundo islâmico.
e) Constante confronto das duas superpotências que emergiram no Pós-Guerra.
10) Para buscar derrubar Fidel Castro do controle de Cuba, os Estados Unidos:
a) Lançou-se a várias investidas militares contra a ilha.
b) Financiou a chamada invasão da Baia dos Porcos por exilados cubanos.
c) Promoveu a criação da OTAN.
d) Retomou as empresas nacionalizadas por Fidel quando da revolução.
e) Buscou eliminar os regimes ditatoriais da América Latina.
* * * * * * * * *
Gabarito
1. d); 2. b); 3. a); 4. a); 5. d); 6. d); 7. c); 8. c); 9. e); 10. b).
Os autores
As questões foram elaboradas pelos professores do Curso e Colégio Unificado.



