O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) já teve 471 mil inscrições de estudantes até as 13 horas desta segunda-feira (7), neste primeiro dia de cadastramento. O MEC confirmou que uma falha nos primeiros sete minutos na abertura do sistema permitiu o acesso a informações confidenciais de estudantes, mas garantiu que o problema já foi resolvido, sem alteração de dados.
Apenas na primeira hora, foram registradas mais de 80 mil inscrições. Cerca de 20 mil estudantes já estavam conectados ao sistema antes mesmo da abertura do prazo. Até agora, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registrou o maior número de inscritos, 22.297.
Este ano, o Sisu oferece 129.279 vagas em 3.751 cursos oferecidos em 101 instituições públicas de ensino superior para os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições seguem até as 23h59 da próxima sexta-feira (11).
Podem concorrer às vagas todos os alunos que fizeram o Enem e tiveram nota maior que zero na redação. É preciso entrar no site do sistema, para fazer a inscrição. Cada estudante pode selecionar até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência, o nome das instituições e o turno.
Além disso, será possível também escolher a modalidade de concorrência. O Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições são gratuitas e as instituições de ensino devem ofertar acesso à internet aos estudantes interessados.
De acordo com o cronograma do Sisu, publicado no Diário Oficial da União do último dia 26, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu. Para a seleção no primeiro semestre de 2013, vale a nota do Enem 2012, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 28.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de janeiro e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.



