Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Formação acadêmica

Teatro: uma profissão multifacetada

Jean está no curso superior de teatro para complementar o que, na prática, já faz há dez anos. | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Jean está no curso superior de teatro para complementar o que, na prática, já faz há dez anos. (Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo)

Além de se qualificar para o trabalho de ator no palco, o aluno de teatro é preparado para trabalhar com direção, sonoplastia e iluminação. A interpretação faz parte do currículo, mas não é apenas ela que vai nortear a carreira do ator.

A teoria sobre arte e história do teatro é bastante forte na faculdade. "Muitos alunos chegam aqui com uma ideia fantasiosa da profissão, pensam que vão se preparar para serem atores de cinema e televisão. Isso também ocorre, mas não é o principal. O estudante precisa gostar de arte", explica o coordenador do curso de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Laércio Ruffa.

Além do bacharelado, existe a licenciatura, que capacita o profissional a dar aulas para estudantes de 5ª a 8 ª séries e de ensino médio. A Faculdade de Artes do Paraná (FAP) oferece a licenciatura em Teatro e duas opções de bacharelado em Artes Cênicas: Interpretação Teatral e Direção Teatral. A escolha deve ser feita pelo candidato no momento da inscrição para o vestibular.

Essas opções existem para atender ao mercado, que espera que o profissional tenha ampla atuação nas diversas formas de arte. "Cada pessoa escolhe sua trilha, mas o teatro abre um leque enorme de opções. Hoje a produção está em alta nessa área", diz Ruffa.

O estudante de teatro da FAP Jean Carlos Franzoi Dernis, 31 anos, começou a carreira aos 21. Apenas dez anos depois resolveu procurar uma faculdade para consolidar o que aprendeu na prática.

Hoje, além de trabalhar como ator, ele dá aula de Artes em escolas públicas. "Eu conhecia uma face da profissão, mas a graduação me apresentou outra. O mercado exige que trabalhemos com várias linguagens, o que eu procuro fazer", conta.

Começar a carreira de artista não é simples. Nem todos que a exercem passaram pelos bancos da faculdade. Mas a base teórica acaba sendo um grande diferencial e ampliando o leque do profissional, que pode também atuar na pesquisa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.